A respeito do caráter matemático — ou não — do método da Ética Eudêmia
DOI:
https://doi.org/10.14195/1984-249X_20_6Palavras-chave:
Aristóteles, ética aristotélica, método, Ética Eudêmia, Ética NicomaqueiaResumo
Joseph Karbowski (Karbowski, 2015) recentemente propôs reavaliar a reivindicação de Allan (Allan, 1961) de considerar o método da Ética Eudêmia como ‘quase matemático’. Neste artigo eu defendo que a disputa sobre o método no tratado eudêmio seria conduzida de modo mais perspicaz se, em vez de procurar ou negar características matemáticas na Ética Eudêmia, nós tentássemos analisar as características linguísticas dos verbos usados para introduzir premissas tanto no tratado eudêmio quanto em outros textos que usam esse recurso, como os Elementos, de Euclides. Além disso, seja o método matemático ou não, as interpretações propostas por Allan e por Karbowski não são capazes de fornecer uma explicação completa para algumas importantes diferenças entre os livros I e II da Ética Eudêmia, diferenças para as quais eu ensaio algumas respostas.
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Referências
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