Uma insólita mistura de prazer e dor
DOI:
https://doi.org/10.14195/1984-249X_17_2Palavras-chave:
Platão, Fédon, prazer, dor, morteResumo
o diálogo Fédon inicia -se com uma atmosfera deve-ras intrigante: o personagem homônimo começa sua narrativa descrevendo que, nos últimos momentos de Sócrates, se sentiu invadido por uma afecção estranha (atopon pathos), isto é, uma insólita mistura de prazer e dor (Phd. 59a5 -a6). nossa investiga-ção tentará, a partir deste afeto insólito, refletir sobre a natureza do prazer e da dor como afecções constitutivas do homem, ao mesmo tempo, que tentará elucidar a defesa socrática acerca do desejo e do prazer diante da perspectiva da morte e do morrer que parece caracterizar o verdadeiro amante do saber (philoso-phos). Deste modo, devemos compreender que a argumentação socrático -platônica tem como tarefa mostrar, por um lado, que mesmo numa situação extrema como na condenação injusta de um homem bom e justo, a vida filosófica merece ser vivida. Por outro lado, mostrar que se o verdadeiro amante do saber não pode conhecer a verdade na sua totalidade enquanto vive neste corpo, resta -lhe a doce esperança de alcançar, depois da morte, a sabedoria tão desejada. Deste modo, justifica -se assim a feli-cidade que Sócrates demonstra, diante da morte, nos gestos e nas palavras.
Downloads
Referências
ArAújo júnior, A. Borges de (2009). Sócrates, o corpo, a morte e a tarefa do pensamento: um estudo do ‘Fédon’ de Platão.in: PEiXoTo, M. C. D. (ed.). A Saúde dos Antigos: Reflexões Gregas e Romanas. 1ºed. São Paulo, Loyola, p. 95 -105.
CASErTAno, G. (2008). A verdade platônica en-tre lógica e páthos. in Anais de Filosofia Clássica, vol. 2 n.º 4, p. 1 -18.
BErTi, E. (2010). Sumphilosophein: La vita nella Accademia di Platone. roma, Laterza.
TrABATToni, F. i., MArTinELLi, S. (2011). Platone. Fedone. A cura di F. Trabattoni i Traduzione di S. Martinelli Tempesta. Torino, Einaudi.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Anastácio Borges de Araújo júnior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Dado o acesso público desta revista, os textos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista. O conteúdo das publicações é de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
1. Os autores autorizam a publicação do artigo na revista.
2. Os autores garantem que a contribuição é original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.
3. Os autores garantem que a contribuição que não está em processo de avaliação em outras revistas.
4. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a Creative Commons Attribution License-BY.
5. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line após a publicação na revista.
6. Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
7. É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.








