Virtude e conhecimento em As Leis

Autores

  • Gérson Pereira Filho PUCMINAS – Campus Poços de Caldas, Poços de Caldas, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14195/1984-249X_12_10

Palavras-chave:

Virtude, Conhecimento, Diálogos Platônicos, As Leis

Resumo

A indagação que motiva o diálogo Protágoras sobre a possibilidade ou não de se ensinar a virtude, perpassa também diversos outros diálogos platônicos. Na verdade, virtude e conhecimento são temas centrais para se pensar o ânthropos, a pólis, a ética, o ser e a razão, no contexto do corpus platônico. Em As Leis, última obra escrita pelo fundador da Academia, a relação conhecimento/virtude volta a ganhar destaque no pro-cesso de reelaboração de um novo projeto para salvar o homem e a cidade de suas mazelas. A arte/ciência da justa medida indicada no Protágoras (357 b) será a chave para a viabilização do projeto legislativo, ético e político em As Leis. Será pela correta educação dos sentidos e da razão que se alcançará a virtude responsável pela condução da cidade livre, amiga de si e ponderada (Leis, 701 d). Por sua vez, a educação virtuosa é fruto do conhecimento assimilado pelos costumes, pelo aprendizado, pelo discernimento racional e pelo domínio das paixões, o que assegurará o devido equilíbrio mediante o amparo das leis e das instituições da pólis. Isto se pode constatar, especialmente, na leitura dos livros I, II,VI e VII de As Leis, embora tais questões estejam entrelaçadas no conjunto da obra.

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Referências

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Publicado

2025-11-29

Como Citar

Filho, G. P. (2025). Virtude e conhecimento em As Leis . Revista Archai, (12), 93. https://doi.org/10.14195/1984-249X_12_10