Aplicando a metodologia de case study no ensino da leitura de textos antigos gregos a estudantes de Filologia Clássica: princípios teóricos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14195/2183-7260_68_7

Palavras-chave:

competência em leitura, língua grega antiga, texto autêntico, metodologia de case study, pressuposição, camadas de informação

Resumo

No sistema de ensino de estudantes clássicos da língua grega antiga, a competência linguística se limita à competência em leitura. A leitura de uma obra literária (interpretando seu conteúdo e significado) é realizada por meio da interpretação das informações factuais, conceituais, subtextuais e emocionais presentes no texto. Como a interpretação de uma obra é uma situação problemática típica na atividade profissional do futuro filólogo clássico, este artigo defende a aplicando a metodologia de case study no processo de ensino de leitura de textos autênticos. As peculiaridades de sua aplicação são explicadas por meio de um estudo de caso sobre o tema “Leitura e interpretação da obra Lamentação de Danae de Simonides de Keos”. São delineadas as etapas preparatórias e principais do trabalho com o estudo de caso, cada uma ilustrada por tarefas específicas, cujo objetivo é desenvolver habilidades de análise e interpretação das informações factuais, conceituais, emocionais e subtextuais presentes no texto autêntico em grego antigo.

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Publicado

2023-12-12

Como Citar

Shovkovyi, V. ., Lazer-Pankiv, O., & Druzhchenko, T. (2023). Aplicando a metodologia de case study no ensino da leitura de textos antigos gregos a estudantes de Filologia Clássica: princípios teóricos. Boletim De Estudos Clássicos, (68), 107-132. https://doi.org/10.14195/2183-7260_68_7