Aprender a ler grego antigo na escola: a aprendizagem de línguas antigas e o behaviorismo contemporâneo.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14195/2183-7260_68_9

Palavras-chave:

leitura do grego antigo, aprendizagem do grego antigo, ensino de precisão, tecnologia do ensino

Resumo

Neste artigo, uma intervenção comportamental existente, concebida para facilitar a aquisição, entre outras, de competências de leitura, conhecida como Tecnologia do Ensino (Berens, 2020), é introduzida e aplicada à aquisição da descodificação fonémica de grafemas gregos antigos no contexto das fases iniciais da aprendizagem do grego antigo durante o primeiro ano do Liceu Clássico (a escola secundária italiana onde se estuda grego e latim). A Tecnologia do Ensino baseia-se principalmente no Ensino de Precisão e no uso da Tabela de Celeração Padrão, cuja aplicação à aprendizagem do grego será detalhada nestas páginas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##submission.downloads##

Publicado

2023-12-12

Como Citar

Ferrara, D. (2023). Aprender a ler grego antigo na escola: a aprendizagem de línguas antigas e o behaviorismo contemporâneo. Boletim De Estudos Clássicos, (68), 191-230. https://doi.org/10.14195/2183-7260_68_9