As Termópilas na poesia de Fernando Cabrita

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14195/2183-7260_69_8

Palavras-chave:

Poesia portuguesa contemporânea, poeta Fernando Cabrita, história grega, receção da antiguidade, Termópilas

Resumo

Como pode a história grega dialogar com a poesia portuguesa contemporânea? Como pode ultrapassar a barreira das referências genéricas eruditas? Poderá assumir-se como uma forma de ler a história contemporânea? Pretendemos encontrar respostas a estas perguntas, através do modo como o episódio das Termópilas surge na poesia de Fernando Cabrita.

Começámos por enquadrar a batalha na fonte herodoteia e delineámos marcas da receção de alguns dos seus aspetos mais populares. Interessou-nos, ainda, analisar como este episódio concreto da história grega poderia ser uma forma de leitura de vivências da história portuguesa no último terço do séc. XX.

Na análise do poema, procurámos as temáticas universais que nos permitem compreender a contemporaneidade, funcionando as referências históricas como catacreses poéticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##submission.downloads##

Publicado

2024-11-19

Como Citar

Nogueira, A. (2024). As Termópilas na poesia de Fernando Cabrita. Boletim De Estudos Clássicos, (69), 131-152. https://doi.org/10.14195/2183-7260_69_8

Edição

Secção

Receção da Cultura Clássica