A figura de Heitor na Ilíada de Homero

um elogio à humanidade

Palavras-chave: Homero, Aquiles, paideia militar, Heitor, identidade humana

Resumo

A Ilíada, de Homero, tem sido, ao longo de nossa história, largamente associada a uma paideiamilitar. A figura de Aquiles, em larga medida, e, mais timidamente, a figura de Heitor têm sido utilizadas para exemplificação dessa paideia. Este trabalho, todavia, pretende demonstrar como a figura de Heitor, na verdade, representa mais do que um forte guerreiro. Heitor, na Ilíada, apresenta um forte caráter de espírito. Essa força é o que lhe propicia a superação de seus próprios limites, levando-o a enfrentar forças míticas fisicamente superiores a ele. Nesse sentido, Homero faz um elogio à humanidade e fundamenta uma identidade humana no Ocidente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Carlos Luciano Silva Coutinho, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Luciano Coutinho é Doutor em Estudos Clássicos / Filosofia Antiga pela Universidade de Coimbra – UC (bolsista CAPES para Doutorado Pleno no Exterior). É Mestre em Filosofia Antiga pela Universidade de Brasília – UnB (bolsista CAPES). É Mestre em Arquitetura e Urbanismo (com ênfase em Estética e Semiótica) pela Universidade de Brasília – UnB. Realizou Pós-Doutoramento no Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia – UFU (com bolsa CAPES/Procad). Atualmente, está a realizar Pós-Doutoramento no Departamento de Filosofia da Universidade do Minho – UM.

Publicado
2019-12-12
Como Citar
Coutinho, C. L. (2019). A figura de Heitor na Ilíada de Homero. Boletim De Estudos Clássicos, (64), 11-32. https://doi.org/10.14195/2183-7260_64_2