Paleografía y ciencia de la información
Reflexiones en torno a un diálogo intercientífico
DOI:
https://doi.org/10.14195/2182-7974_36_1_6Palabras clave:
Paleografia, Ciência da informação, Intercientificidade, InterdisciplinaridadeResumen
Este estudo procura analisar e refletir acerca do diálogo intercientífico entre a Paleografia e a Ciência da Informação. Para tal, segue uma abordagem de natureza qualitativa, suportada pelo método da Investigação Documental, quer para a revisão da literatura, quer para a pesquisa e análise da informação, de modo a aferir a existência desse diálogo em estudos no âmbito da Ciência da Informação, bem como na oferta formativa nos curricula dos cursos de Ciência da Informação, em Portugal (universidades de Coimbra, Lisboa e Porto), e de 16 cursos de graduação em Arquivologia, no Brasil.
A identificação, a organização e representação da informação relativa aos documentos antigos, pelo arquivista, pelo bibliotecário ou pelo museólogo, exigem o conhecimento dos elementos constitutivos da escrita, a interpretação e a leitura dos documentos, isto é, formação em Paleografia. Hoje, concretiza-se em estudos no âmbito da Ciência da Informação, em que a Paleografia marca presença nos planos curriculares de Ciência da Informação, em Portugal, como opção, e em 14 dos 16 cursos de Arquivologia no Brasil, sendo a sua frequência obrigatória em 12 cursos de graduação.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Boletim do Arquivo da Universidade de Coimbra

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of authorship and initial publication in Boletim do Arquivo da Universidade de Coimbra journal.