“Mano muito do meu coração…” Reconstituição do arquivo pessoal de D. Francisco de Lemos e transcrição das cartas de seu irmão João Pereira Ramos de Azeredo Coutinho (1775-1779)
DOI:
https://doi.org/10.14195/2182-7974_30_2Palabras clave:
D. Francisco de Lemos, Bispo de Coimbra, Universidade de Coimbra, Arquivo PessoalResumen
Foi identificada a correspondência familiar recebida por D. Francisco de Lemos de Faria Pereira Coutinho, que terá feito parte do seu arquivo pessoal. Entre esse núcleo de correspondência, encontram-se as cartas que lhe foram dirigidas por seu irmão João Pereira Ramos de Azeredo Coutinho. Estas mesmas cartas são agora apresentadas, em transcrição, sendo feita, primeiramente, a descrição arquivística do fundo documental. As relações de amizade que uniam estes dois irmãos transparecem ao longo de todas as missivas, permitindo-nos conhecer a intimidade familiar e a forma como os assuntos públicos e privados são abordados. No período cronológico em que foram redigidas (1775-1779) D. Francisco de Lemos vivia os primeiros anos da implementação da reforma universitária e exercia, simultaneamente, o cargo de governador do bispado de Coimbra, durante a prisão do bispo D. Miguel da Anunciação.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of authorship and initial publication in Boletim do Arquivo da Universidade de Coimbra journal.