Gestão turística de Sítios Património Mundial. Perspetivas sobre 10 anos de integração da Universidade de Coimbra, Alta e Sofia na lista da UNESCO
DOI:
https://doi.org/10.14195/0871-1623_52_10Palavras-chave:
Gestão de destinos turísticos, Turismo inteligente, Técnica Delphi, Coimbra (Portugal), Sítios Património MundialResumo
A investigação empírica sobre Sítios do Património Mundial raramente articula, de forma integrada, a competitividade turística, as estratégias de destinos inteligentes e o método Delphi no âmbito do modelo da hélice quádrupla. Este estudo procura colmatar essa lacuna. Do ponto de vista metodológico, recorre-se à técnica Delphi aplicada ao modelo da hélice quádrupla, envolvendo representantes das autoridades públicas, da academia, do setor privado e da sociedade civil. O processo desenvolveu-se em três rondas e foi concluído por 23 participantes. A investigação identifica os principais desafios associados à gestão de Coimbra enquanto destino turístico, na década subsequente à inscrição da Universidade de Coimbra – Alta e Sofia na Lista do Património Mundial da UNESCO. O foco centra- -se nos impactos gerados e nas estratégias necessárias para promover adaptação, inovação e empreendedorismo, diante das expectativas em constante evolução dos visitantes e do ajustamento imprescindível da oferta turística da cidade. Os resultados evidenciam quatro grandes desafios: (i) definição de um posicionamento estratégico claro e estabelecimento de prioridades em diferentes setores; (ii) reforço da competitividade urbana; (iii) dinamização da indústria, do comércio e do ecossistema empresarial local; e (iv) valorização da designação da UNESCO como instrumento de fortalecimento da reputação do Destino Coimbra. Uma limitação do estudo decorre do facto de incidir sobre um único Bem classificado pela UNESCO. Investigações futuras poderão ampliar o painel, integrando outros destinos portugueses aos Sítios do Património Mundial. Por intermédio da análise das perspetivas dos stakeholders sobre a inscrição da Universidade de Coimbra – Alta e Sofia na Lista do Património Mundial, esta investigação oferece contributos relevantes para a comunidade científica e para os gestores de destinos.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Cadernos de Geografia

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.







