Contextos inter e transdisciplinares de ensino de geografia para a compreensão do território usado

Resumo

O artigo discute o papel ativo da geografia, com foco em possibilidades no ensino da disciplina, que promovem compreensões críticas e o protagonismo dos educandos em seu contexto socioespacial. Apresenta duas propostas de ensino/pesquisa desenvolvidas por pesquisadores vinculados ao Núcleo de Estudos Geografia e Ambiente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Dentro do Projeto Amora do Colégio de Aplicação da referida instituição, a atividade “Que país é esse?” promove um contexto de ensino interdisciplinar, envolvendo diferentes componentes curriculares, onde o conceito de território ganha centralidade. A partir de pesquisa realizada na Floresta Nacional de Tefé, foram construídos materiais didáticos para as escolas dessa unidade de conservação. As discussões se dão no âmbito inter e transdisciplinar envolvendo turmas multisseriadas e integrando saberes tradicionais. Nesses contextos se observou que na discussão inter e transdisciplinar a Geografia se apresenta como articuladora entre o lugar, a formação socioespacial e mundo, através do conceito de território usado, que na perspectiva de Milton Santos é o próprio espaço geográfico.

Palavras-chave

ensino de Geografia, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade, território usado

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Publicado
2019-01-04
Como Citar
DE PAULA, Cristiano Quaresma; ROSSATO, Maíra Suertegaray; FONTANA, Cleder. Contextos inter e transdisciplinares de ensino de geografia para a compreensão do território usado. Cadernos de Geografia, [S.l.], n. 38, p. pp. 87-98, jan. 2019. ISSN 2183-4016. Disponível em: <https://impactum-journals.uc.pt/cadernosgeografia/article/view/5646>. Acesso em: 18 mar. 2019.
Secção
Artigos