A paisagem enquanto produto turístico e património natural e cultural.

O caso da Serra da Estrela

  • Carlos Alberto Figueiredo Costa Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território-CEGOT, Portugal http://orcid.org/0000-0002-4091-1795
  • Norberto Santos Departamento de Geografia e Turismo da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território-CEGOT, Portugal

Resumo

O aproveitamento dos recursos endógenos, competitivos por força do aproveitamento das suas vantagens comparativas, assume-se como o pilar de desenvolvimento das regiões de baixas densidades, demográfica, económica e socialmente falando. Daí que entender a patrimonialização dos espaços naturais seja fundamental para a valorização da sustentabilidade contribuindo, simultaneamente, para estancar ou reduzir o processo de despovoamento do interior.


A região da Serra da Estrela, enquanto espaço de montanha, encontra-se, no seu todo, associada ao geoturismo, ao turismo aventura e à valorização das identidades e autenticidades resultantes de funcionar como espaço de refúgio e santuário, através da apreciação da sua dimensão territorial e da diversidade morfológica, ecológica e ambiental. Neste sentido, este texto procura identificar as características do território e competências organizativas capazes de permitir à atividade turística criar condições para afirmar o turismo como modo de alavancagem económica e social e determinante para o impacto que o planeamento e uma correta gestão dos recursos ambientais e paisagísticos podem ter no processo de transformação económica e social da Serra da Estrela.


O estudo aqui apresentado baseia-se na utilização de um modelo de investigação assente na técnica Delphi, tendo-se constituído, para esse efeito, um painel de especialistas convidados que, direta ou indiretamente, se encontram ligados à atividade do turismo no território em análise. Do estudo resultou a identificação dos recursos mais atrativos, transformações ocorridas, produtos e medidas estratégicas de intervenção a desenvolver no território da Serra da Estrela e respetiva gestão enquanto destino turístico. 

Palavras-chave

recursos ambientais e paisagísticos, atrações turísticas, turismo da natureza, técnica Delphi, Serra da Estrela

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Publicado
2019-01-04
Como Citar
COSTA, Carlos Alberto Figueiredo; SANTOS, Norberto. A paisagem enquanto produto turístico e património natural e cultural.. Cadernos de Geografia, [S.l.], n. 38, p. pp. 23-41, jan. 2019. ISSN 2183-4016. Disponível em: <https://impactum-journals.uc.pt/cadernosgeografia/article/view/5716>. Acesso em: 20 mar. 2019.
Secção
Artigos