O Desbaste do cavalo na Península Ibérica pré-romana. A propósito da descoberta de uma “cena de doma” na rocha 80 do Vale de José Esteves (Vale do Côa, Portugal)
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8657_63_2Palavras-chave:
Arte rupestre, Arte equestre, Idade do FerroResumo
Na sequência de trabalhos de registo de arte rupestre do Vale do Côa, apresenta-se uma nova representação identificada na rocha 80 do núcleo do Vale de José Esteves (Vila Nova de Foz Côa). A cena é interpretada como uma representação do trabalho à guia, no contexto do desbaste de cavalos, e enquadrada nas “cenas de doma” da iconografia peninsular pré-romana. Associando todas estas representações, juntamente com outras presentes na arte do Vale do Côa, procura definir-se uma sequência do trabalho de desbaste do cavalo em tempos pré-romanos, relacionando-o com o contexto ideológico destas sociedades.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Conimbriga

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.