The Statue-Menhir of Nave 1 (Moimenta da Beira, Viseu, Central Portugal): preliminary results from the 2023 archaeological campaign
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8657_63_1Palavras-chave:
Arte rupestre, Estatuária pré-histórica, Representação antropomórifca, Escavação, CronologiaResumo
As estelas e estátuas-menir constituem alguns dos testemunhos mais intrigantes e desafiantes da arqueologia pré e proto-histórica da Península Ibérica. São raros os exemplares de estatuária pré-histórica encontrados num contexto arqueológico preservado, sendo as cronologias propostas baseadas na sua iconografia. Considerando a forte possibilidade da estátua-menir de Nave 1 estar in situ, esta apresentava uma oportunidade singular para investigar questões de ordem cronológica, tecnológica e contextual. O monumento foi escavado e parte da sua vala de fundação registada; amostras de C14 foram recolhidas de uma unidade estratigráfica cortada por esta vala e de uma fogueira próxima. A estratigrafia e o espólio são apresentados, ilustrados pelo registo gráfico da escavação. O protocolo de limpeza de líquenes da estátua-menir é apresentado. Após uma contextualização arqueológica, os dados obtidos são discutidos e as perspetivas de trabalho neste importante sítio arqueológico são apresentadas.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Conimbriga
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.