Fragmento de armadura romana – lorica squamata – recolhida na baixa de Lisboa: Rua da Vitória / Rua dos Correeiros
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8657_64_3Palavras-chave:
Lorica squamata, Romana, Baixo-Império, LisboaResumo
Em 2021, foi recolhida na baixa de Lisboa parte significativa de uma armadura de escamas, romana (lorica squamata), em liga de cobre. Trata-se de uma peça rara, identificada pela primeira vez em Portugal. Até ao momento conheciam-se algumas placas de ferro, isoladas, de armaduras romanas, encontradas num povoado localizado na bacia do rio Sabor, em Trás-os-Montes (Castelinho) na Cabeça de Vaiamonte (Monforte) e no Monte dos Castelinhos (Vila Franca de Xira).
Cronologicamente, a lorica squamata, foi utilizada por soldados romanos como forma de proteção do tórax e braços, durante a República até ao Baixo-império.
Através do estudo dos materiais associados, na mesma unidade estratigráfica, foi possível datar o abandono da sua utilização nos inícios do século III d.C.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Conimbriga

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.


