Estudo dos mecanismos de compactação em misturas entre solo arenoso e altos teores de emulsão asfáltica

Autores

  • Fabiola Costa de Lima Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza-CE, Brasil.
  • Silvrano Adonias Dantas Neto Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza-CE, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.24849/j.geot.2019.145.05

Palavras-chave:

solo-emulsão, compactação, emulsão asfáltica

Resumo

Este artigo apresenta uma avaliação dos mecanismos de compactação de misturas entre solo arenoso e altos teores de emulsão asfáltica. Para tanto, foram utilizados um solo classificado pelo Sistema Unificado de Classificação dos Solos como SP e uma emulsão asfáltica catiônica de ruptura lenta (RL-1C). As misturas entre solo e emulsão asfáltica foram confeccionadas com teores de emulsão entre 13% e 31%, em peso, e foram submetidas a diferentes condições de compactação, de forma que as informações obtidas permitissem a identificação dos mecanismos que governam a sua compactação, bem como a identificação da metodologia de compactação mais apropriada para este tipo de material. Os resultados mostraram que os mecanismos responsáveis pela compactação das misturas entre solo e altos teores de emulsão asfáltica são significativamente diferentes daqueles que regem a compactação dos solos granulares e finos. A rigidez do filme betuminoso apresentou-se como o parâmetro com maior influência na compactação das misturas estudadas, mostrando que para a obtenção de uma compactação eficiente é necessária a diminuição da viscosidade do ligante asfáltico, que pode ser feita pelo aumento da energia, ou aumento da temperatura do ligante no momento da compactação.

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Publicado

2019-10-15

Edição

Secção

Artigos