Comportamento da escavação da estação Salgueiros do Metro do Porto

Autores

  • António Gomes Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
  • António Cardoso Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
  • Jorge Sousa Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
  • José Andrade CJC
  • Carlos Campanhã CJC

DOI:

https://doi.org/10.14195/2184-8394_122_3

Palavras-chave:

Efeito de arco, método de escavação sequencial, modelação, monitorização

Resumo

No artigo descrevem-se as características e a construção de uma escavação com forma elíptica realizada no âmbito do empreendimento do Metro Ligeiro do Porto. A forma invulgar da escavação permitiu tirar partido do efeito de arco no terreno, adaptando o Método de Escavação Sequencial à direcção vertical, donde resultou uma nova solução de execução de escavações leve e económica. Na primeira parte do artigo descreve-se o método de construção, salientando-se também os aspectos relacionados com o planeamento e os custos da escavação realizada. Em seguida apresenta-se e discute-se a metodologia de dimensionamento, descrevendo-se também a caracterização geotécnica e a interpretação dos seus resultados. Por fim, tratam-se os resultados da monitorização, enfatizando os aspectos mais surpreendentes e invulgares do comportamento estrutural bem como as diferenças em relação às previsões numéricas.

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Publicado

2011-07-21

Edição

Secção

Artigos