Mapeamento geotécnico para gestão municipal
DOI:
https://doi.org/10.14195/2184-8394_115_3Palavras-chave:
Método de mapeamento geotécnico, planejamento do uso do solo, AnalândiaResumo
Este artigo apresenta os resultados da aplicação de um método misto de mapeamento geotécnico em Analândia, SP (Brasil). Este método alia as características consideradas positivas em três métodos de ma - pea mento geotécnico utilizados no país, a saber: o método da EESC/USP, o método do IPT e o Detalhamento Progressivo, utilizado na UNESP-Rio Claro. Após a conclusão do mapeamento, as unidades geológico-geo - téc nicas tiveram sua capacidade de uso avaliada e foram verificados os conflitos de uso, considerando-se os usos do solo atuais. Como resultado, foi possível propor ações de planejamento para a área rural e para a área ur bana do município. Conclui-se que o diagnóstico realizado através da aplicação deste método permitiu a reunião dos dados geológico-geotécnicos necessários à elaboração do Plano Diretor, otimizando a aplicação dos recursos disponíveis para tal fim.
Downloads
Referências
Abreu, A.E.S.; Augusto Filho, O. (2007). Mapeamento geotécnico para subsidiar a gestão municipal de Analândia – SP, com base nas abordagens da EESC/USP, do IPT e da UNESP Rio Claro. Anais do Sexto Congresso Brasileiro de Cartografia Geotécnica e Geoambiental, Uberlândia, ABMS-ABGE. 1 CD-ROOM.
Almeida, L.E.G. (2000). Mapeamento geotécnico de Casa Branca (SP) - Ênfase no uso da Técnica de Ava lia ção de Terrenos e Perfis Típicos de Materiais Inconsolidados. São Carlos: Escola de Engenharia de São Carlos. Dissertação de mestrado. 115p. 2 volumes.
Andrade, M.R.M (1999). Cartografia de aptidão para assentamento urbano do município de Guarulhos. São Paulo: FFLCH-USP. Dissertação de mestrado. 159p.
Cerri, L.E.S.; Akiossi, A; Augusto Filho, A; Zaine, J.E. (1996). Cartas e mapas geotécnicos de áreas urbanas: reflexões sobre as escalas de trabalho e proposta de elaboração com o emprego do método do detalhamento progressivo. Anais do Oitavo Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia, Rio de Janeiro, ABGE, v.2, p. 537-547.
Costa, T.C.D. (1996). Mapeamento geotécnico da porção NE de Campinas-SP - Escala: 1:25.000. São Carlos: Escola de Engenharia de São Carlos. Dissertação de mestrado. 188p.
Ferreira, R.V. (2005). Utilização de sistemas de informação geográfica na identificação de uni da des geo am bientais do município de Analândia (SP). Campinas: Universidade Estadual de Cam pi - nas, Instituto de Geociências. Dissertação de mestrado. 120p.
Freitas, C.G.L. (2000). Cartografia geotécnica de planejamento e gestão territorial: proposta teó - ri ca e metodológica. Tese de doutorado, São Paulo: FFLCH, USP, 238p.
Hirai, J.N., Augusto Filho, O., Abreu, A.E.S. (2006). Geoindicadores: avaliação ambiental por meio de ero são do solo e sedimentos. Anais do Terceiro Simpósio da Engenharia Ambiental. São Carlos: Escola de Engenharia de São Carlos. 1 CD-ROM.
Lepsch, I.F. (coord.) (1983). Manual para levantamento utilitário do meio físico e classificação de terras no sistema de capacidade de uso. 4ª aproximação. Campinas, Sociedade Brasileira de Ciência do solo. 175p.
Lepsch, I.F. (2002). Formação e conservação dos solos. São Paulo: Oficina de Textos. 177p.
Magalhães, G. (2005). Capítulo 8: Métodos da pesquisa científica e tecnológica. Intro du ção à metodologia científica: caminhos da ciência e tecnologia. São Paulo: Ática. p. 226-252.
Melo, M.S. (1995). A Formação Rio Claro e depósitos associados: sedimentação neocenozóica na depres são periférica paulista. São Paulo: Universidade de São Paulo, Instituto de Geociências. Tese de doutorado. 144p.
Moretti, R.S. (1986). Loteamentos: Manual de recomendações para elaboração de projeto. São Paulo: Instituto de Pesquisas Tecnologias do Estado de São Paulo (IPT). 180p.
Pereira, E.D. (2006). Avaliação da vulnerabilidade natural à contaminação do solo e da água do re ser va tó rio Batata – São Luís (MA). Rio Claro: UNESP. Tese de Doutorado.
Salomão, F.X.T.; Iwasa, O.Y. (1995). Erosão e a ocupação rural e urbana. In: Bitar, O.Y. (ed.) Cur so de geologia aplicada ao meio ambiente. São Paulo: ABGE: Instituto de Pesquisas Tecnológicas, Divisão de Geologia. (Série Meio Ambiente). p. 31-57.
Torezan, F.H. (2005). Proposta metodológica para subsidiar a determinação do Grau de Impacto Ambien tal em empreendimentos minerários na região de Descalvado e Analândia. São Carlos: Uni ver sidade Federal de São Carlos. Tese de Doutorado. 149p.
Vaz, L.F. (1996). Classificação genética dos solos e dos horizontes de alteração de rochas em regiões tro pi cais. In: Revista Solos e Rochas, São Paulo, 19, (2): 117-136. Agosto.
Zaine, J.E. (2000). Mapeamento geológico geotécnico por meio do método do detalhamento pro - gres sivo: ensaio de aplicação na área urbana do município de Rio Claro (SP). Rio Claro: Unesp. Tese de Doutorado.
Zuquette, L.V. (1987). Análise crítica sobre cartografia geotécnica e proposta metodológica para as con dições brasileiras. São Carlos: Escola de Engenharia de São Carlos. Tese de Doutorado.
Zuquette, L.V. (1993). Importância do mapeamento geotécnico no uso e ocupação do meio físico: funda men tos e guia para elaboração. São Carlos: Escola de Engenharia de São Carlos. Tese de Livre Docência.