Porosidade dos solos tropicais de subleitos de vias urbanas

Autores

  • Cassio Paiva Universidade Estadual de Campinas– Unicamp, Departamento de Infraestrutura e Ambiente / FECFAU
  • Driely Alves Universidade Estadual de Campinas– Unicamp, Departamento de Infraestrutura e Ambiente / FECFAU https://orcid.org/0000-0001-7556-9283
  • Maria Teresa Françoso Universidade Estadual de Campinas– Unicamp, Departamento de Infraestrutura e Ambiente / FECFAU https://orcid.org/0000-0002-7849-355X
  • Irving Pizarro Marchena Universidade Estadual de Campinas– Unicamp, Departamento de Infraestrutura e Ambiente / FECFAU https://orcid.org/0000-0003-1455-0241

DOI:

https://doi.org/10.14195/2184-8394_155_1

Palavras-chave:

pavimento permeável, subleito viário, solos tropicais, infiltração

Resumo

Nos dias atuais, podem ocorrer inundações nos grandes centros urbanos, consequentemente há uma necessidade de reduzir esse escoamento superficial de águas pluviais. Uma solução promissora seria a utilização de pavimentos permeáveis. Este artigo estuda a influência que a água infiltrada pelo pavimento teria na camada superficial de subleito com solo laterítico poroso, considerando suas propriedades hidráulicas e sua capacidade estrutural, num pavimento permeável sem sistema de drenagem. Foram realizados, portanto, ensaios de infiltração de água em diferentes condições: solo no estado natural, com camada subjacente de solo compactado e com camada subjacente de areia compactada. Este artigo tem como objetivo principal avaliar a possibilidade de melhorar a capacidade de infiltrabilidade no subleito com solo tropical poroso em condições naturais, excluindo o processo de compactação em sua superfície ou substituindo o subleito regularizado por uma fina camada de bloqueio, em condição de lençol freático não aflorante.

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Publicado

2022-07-21