A revista Travessias é uma publicação eletrônica da AILPcsh (Associação Internacional de Ciências Humanas e Sociais em Língua Portuguesa). Visa promover a divulgação de investigação produzida no âmbito das ciências sociais e humanas, incluindo a economia, a história, a literatura, a sociologia, a demografia, a antropologia social e cultural, a geografia, estudos de desenvolvimento, de administração, de direito, de ciência política, de economia política, de relações internacionais, de estudos culturais, de arquitetura, de ciências naturais e outras áreas na medida em que se relacionam com a condição humana. A revista Travessias privilegia perspetivas críticas e inter/transdisciplinares.

Em 2020 se comemorará o 30º aniversário do primeiro Congresso Luso-Afro-Brasileiro (CONLAB) que reuniu, pela primeira vez, académicos das áreas das humanidades e das ciências sociais cujos trabalhos incidem sobre os territórios que se expressam em língua portuguesa (ver http://www.ailpcsh.org/historial-de-congressos/)

Como construir e reforçar pontes em torno de temáticas sociais convergentes, entre Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste? Ao longos dos anos, as 13 edições do CONLAB elaboraram análises críticas, fomentaram redes de pesquisa e apontaram temas de futuro que têm contribuído para dar corpo à Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa (AILPcsh), associação fundada a partir do 11º CONLAB, realizado em 2011 em Salvador (Brasil).