Acesso ou Registar-se para submeter um artigo.

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não se encontra sob revisão ou para publicação por outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os ficheiros para submissão encontram-se em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  • URLs para as referências foram fornecidas quando disponíveis.
  • O texto está em espaço duplo; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (excepto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Instruções para Autores, na secção Sobre a Revista.

Instruções para Autores

Extensão dos Artigos

Os artigos deverão ter no mínimo 4.000 e no máximo 8500 palavras (entre 10 e 22 páginas) entrevistas e relatórios de pesquisa terão no máximo 4000 palavras e os estudos, notas e recensões individuais não deverão ultrapassar os 3.000 palavras. Devem incluir um resumo em português e em inglês (c. 100-150 palavras) e uma lista de palavras-chave até um máximo de 5.

 

Ordem das partes do artigo

(a) na página inicial deve constar o título do artigo, centrado e em maiúsculas;
(b) não deve constar a autoria;
(c) resumo, em português, com 100 a 150 palavras;
(d) palavras-chave (até cinco);
(e) texto do artigo;
(f ) obras citadas, com o título "Referências".

 

Identidade dos Autores

De modo a facilitar o processo de 'arbitragem cega' não deve ser incluída qualquer identificação do (a) autor(a) no ficheiro do artigo. Os originais são sujeitos à arbitragem por pares, sendo a mesma comunicada aos autores dos originais no limite de 60 dias a contar da sua recepção.

Estilo
De forma geral, os artigos devem seguir o MLA Style-8 (com algumas exceções aqui explicitadas)

FORMATAÇÃO
Aplicação: Microsoft Office Word
Tipo de letra: Times New Roman; tamanho 12 pt.
Espaçamento entrelinhas: 1,5 cm
Alinhamento: justificado (margens direita, esquerda, superior e inferior recuadas em 3 cm justificado); formato A4 (210x297).
Parágrafos: recuo de 1,25 cm
Numeração das páginas: Sequencial
Notas de rodapé: numeração automática, alinhamento justificado, tamanho 10 pt, espaçamento simples.

Recomenda-se a grafia dos números de um a dez por extenso, assim como das dezenas e centenas redondas (vinte, trezentos), mas algarismos para quaisquer idades (50 anos) e períodos de tempo (3 meses, 7 minutos, 80 anos).

REFERÊNCIAS
As referências bibliográficas completas devem ser listadas em ordem alfabética, no final do trabalho, em conformidade com as normas da ABNT.
Quando citada no corpo do artigo, a obra deve ser indicada de maneira simplificada (Fanon, 2008, p.183).
Quando houver citações, notas ou comentários adicionais para o rodapé, estas deverão estar numeradas consecutivamente dentro do texto e colocadas ao pé da página.
Fontes primárias (correspondências, normas, itens arquivísticos etc.) permanecem em notas, e não precisam ser incluídas na lista final de referências bibliográficas.
Números de páginas devem ser citados por completo: p.455-457 (e não 455-57 ou 455-7).
Não deve ser usado negrito.
O uso de itálico está reservado para títulos de obras, palavras estrangeiras e palavras que, por qualquer outra razão, devam ser destacadas; não será usado itálico nas citações.
As propostas devem usar o sistema autor-data para citações no texto.
Citações textuais longas (a partir de quatro linhas) devem constituir um parágrafo independente, recuado da margem esquerda (4 cm) , com o corpo em fonte menor que o do texto (11pt) e sem aspas. Citações textuais curtas (até três linhas) devem ser inseridas no texto, entre aspas e sem itálico.
Recomenda-se a verificação de todas as datas, títulos, grafia de nomes, etc. mencionados no artigo.

Livros

APELIDO, Nome (data). Título, Local de edição, Editora.

Exemplo: FANON, Frantz (2008). Pele negra, máscaras brancas. tradução de Renato da Silveira. Salvador, EDUFBA.

Quando é listado mais do que um livro pelo mesmo autor, a partir do segundo o apelido e nome são substituídos por travessão:
— (data). Título. Local de edição: Editora.



Capítulos de Livros

APELIDO, Nome (data). “Título do Capítulo.” Título da Obra, Org. Nome do Organizador, Local de edição, Editora, Números de página.

Exemplo: • LAFETÁ, João Luiz (2001). “A representação do sujeito lírico na Paulicéia desvairada.” Leitura de poesia, Org. Alfredo Bosi, São Paulo, Editora Ática, pp. 51-77.



Artigos em Revista

APELIDO, Nome (data). “Título do Artigo.” Título da Revista e Volume, Número, Números de página.

Exemplo: SILVA, Ana Carolina Lourenço Santos e GOMES, Flávio (2013). A lei 10.639 e a patrimonialização da cultura: Quilombos, Serra da Barriga e Palmares – primeiros percursos. Revista Teias v. 14 • n. 34 • 92-101

 

URLs ou DOI
Incluir no fim da referência a data de acesso [4 nov. 2018], precedida e seguida por ponto final. Concluir com a inclusão do URL ou DOI.

Agradecimentos e indicação de fontes de financiamento devem vir ao fim do artigo, antes das referências bibliográficas, ou, em nota de rodapé. Desenhos, gráficos, mapas, tabelas, quadros e fotografias, devem conter título e fonte, e estar numerados. Deverão, ainda, estar em condições tais que permitam a reprodução e impressão fidedignas e de qualidade, e devem ser inseridas no corpo do texto.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.