SOCIEDADE RESILIENTE, PROJETO RESILIENTE: tecnologias de fabricação digital e o conceito de lugar
Digital Fabrication Technologies and the Concept of Place
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8681_14_2Resumo
Grandes cidades em países em desenvolvimento enfrentam muitos obstáculos relacionados ao ambiente construído quando confrontadas com as desigualdades socioeconômicas, as quais se refletem no acesso precário à infraestrutura básica de vida, como saneamento e moradia. À luz de novas abordagens sobre materiais e técnicas construtivas tradicionais, este artigo tem como objetivo investigar o uso de ferramentas de fabricação digital na produção de sistemas pré-moldados leves para a produção social do habitat no Brasil.
Para desenvolver uma clara avaliação sobre as possibilidades criadas por essas alternativas tecnológicas, duas investigações acadêmicas aplicadas são consideradas como estudos de caso: uma calçada modular para drenagem de águas pluviais e um sistema construtivo pré-moldado para habitação. O objetivo principal aqui é discutir o papel das soluções de alta tecnologia —como as ferramentas de fabricação digital e os sistemas pré-moldados leves— na promoção de iniciativas de urbanização comunitária em assentamentos precários, acompanhadas de desenvolvimento econômico local.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Paulo de Campos, Daniella Yamana, Daniel de Souza Gonçalves

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).