Âmbito

Joelho — Journal of Architectural Culture é uma revista académica publicada pelo Departamento de Arquitectura da Universidade de Coimbra.

Desde que foi lançada em 2010 como segunda série da revista ECDJ, tornou-se reconhecida como a principal revista de arquitectura com revisão de pares em Portugal. A Joelho é publicada anualmente, em formato impresso e digital, compreendendo números temáticos e números abertos.

A Joelho dedica-se à pesquisa e crítica de arquitectura, desenho urbano e ambiente construído em geral, encorajando uma relação estreita entre discurso teórico e prática arquitectónica. Tem como intenção promover a pesquisa nos contextos internacional e nacional. Adicionalmente, pretende promover um espaço de reflexão sobre as relações entre os discursos internacionais mais alargados e a cultura arquitectónica do sul da Europa.

 A revista Joelho aceita submissões de jovens investigadores e de arquitectos e académicos estabelecidos. Segue o código de ética da UC, UC Digitalis Code of Ethics for Journal Editors, e integra a Impactum, biblioteca digital de publicações periódicas da Universidade de Coimbra.

Código de Ética da UC Digitalis

Ver revista em cima do joelho, série I

Processo de Revisão por Pares

Joelho é uma revista com revisão cega de pares. Os artigos submetidos serão avaliados por um ou, preferencialmente, dois revisores. Em cada número temático podem ser solicitados resumos prévios, que serão avaliados pelos editores da revista antes da submissão dos artigos completos. Todas as avaliações são anónimas (blind peer review).