Extraction, Cloud, Waste: electronic literature as a catalyst for our internet eco-material awareness
DOI:
https://doi.org/10.14195/2182-8830_12-1_8Palavras-chave:
lixo eletrónico, máquina de poesia, materialidade digital, armazenamento de dadosResumo
Neste artigo, contextualizo o papel da literatura eletrónica na abordagem, através de três estudos de caso e projetos, das implicações ambientais no crescimento e progresso digital. Estes projetos correspondem a três ciclos de vida da materialidade da Internet: extração, otimização — ou nuvem — e resíduos. O primeiro projeto é um sistema operativo básico que processa texto quando ligado diretamente ao chão. Tomando como contraponto dos nossos tropos dominantes que atribuem uma ausência de peso ao digital, este projeto enaltece a natureza geológica dos nossos dispositivos tecnológicos. O segundo projeto é uma plataforma que funciona como uma máquina de poesia e que permite o seguinte: ampliar e tornar tangíveis através de modems dial-up as lógicas incorporadas que estão por trás da estética minimalista da nossa plataforma. O terceiro projeto explora a materialidade do lixo eletrónico: explorando como dados sensíveis podem ser recuperados a partir dos nossos detritos eletrónicos. Utilizando estes três projetos, defendo a importância da literatura eletrónica como reveladora das características materialmente localizadas do digital através de artes e métodos de design.
Downloads
Referências
AUGER, James, SMYTH, Marko, HELGASON, Ingi, & HANNA, Jennifer. (2019). “SpeculativeEdu.” Accessed May 9, 2021. https://speculativeedu.eu/other-worlds/
BLEECKER, Julian. (2009). “Design Fiction: A Short Essay on Design, Science, Fact, and Fiction.” Near Future Laboratory. Accessed from: https://drbfw5wfjlxon.cloudfront.net/writing/DesignFiction_WebEdition.pdf.
BURRELL, Jenna. (2012). Invisible Users: Youth in the Internet Cafés of Urban Ghana. Cambridge, MA: MIT Press.
BRATTON, Benjamin H. (2016). The Stack: On Software and Sovereignty. Cambridge, MA: MIT Press.
DISALVO, Carl. (2015). Adversarial Design. Cambridge, MA: MIT Press.
DUNNE, Anthony, & RABY, Fiona. (2013). Speculative Everything: Design, Fiction, and Social Dreaming. Cambridge, Massachusetts; London: The MIT Press.
GABOURY, Jacob. (2018). “Critical Unmaking: Toward a Queer Computation.” In The Routledge Companion to Media Studies and Digital Humanities, edited by Jentery Sayers. New York, NY: Routledge.
GABRYS, Jennifer. (2013). Digital Rubbish: A Natural History of Electronics. University of Michigan Press.
GALLOWAY, Alexander R., & THACKER, Eugene. (2007). The Exploit: A Theory of Networks. Minneapolis, Minn: University of Minnesota Press.
HAJER, Maarten A. (1997). The Politics of Environmental Discourse: Ecological Modernization and the Policy Process. Oxford, UK: Oxford University Press.
HERTZ, Garnet. (2009). “What is Critical Making?” Accessed May 9, 2021. https://current.ecuad.ca/what-is-critical-making
HERTZ, Garnet, & PARIKKA, Jussi. (2012). “Zombie Media: Circuit Bending Media Archaeology into an Art Method.” Leonardo 45(5): 424–430. https://doi.org/10.1162/LEON_a_00438
HU, Tung-Hui. (2016). A Prehistory of the Cloud. Cambridge, MA: MIT Press.
LATOUR, Bruno. (1999). Pandora’s Hope: Essays on the Reality of Science Studies. Harvard University Press.
MOORE, Jason W. (2015). Capitalism in the Web of Life: Ecology and the Accumulation of Capital. Verso.
MOUFFE, Chantal. (1999). “Deliberative Democracy or Agonistic Pluralism?” Social Research, 66(3): 745–58. http://www.jstor.org/stable/40971349
NOVA, Nicolas. (2021). Investigation/Design. Geneva: HEAD – Genève, collection Manifest.
PARIKKA, Jussi. (2015). A Geology of Media. Minneapolis: University of Minnesota Press.
PARKS, Lisa. (2019). “Around the Antenna Tree: The Politics of Infrastructural Visibility.” Flow. https://bit.ly/3Y678x3
PITRON, Guillaume. (2020). The Rare Metals War: The Hidden Face of the Energy and Digital Transition. London: Scribe.
RATTO, Matt. (2007). “Ethics of Seamless Infrastructures: Resources and Future Directions.” The International Review of Information Ethics, 8. Edmonton, Canada: 20-27. https://doi.org/10.29173/irie93
RELLA, Luca. (2023). “Close to the Metal: Towards a Material Political Economy of the Epistemology of Computation.” Social Studies of Science, 0(0).
SOON, Winnie. (2017). Executing Microtemporality. In H. Pritchard, E. Snodgrass, & M. Tyźlik-Carver (Eds.), Executing Practices (pp. 89-102). Autonomedia. http://www.data-browser.net/06/
SENGER, Phoebe, BOEHNER, Kirsten, DAVID, David, & KAYE, Janet. (2005). “Reflective design.” In Critical Computing – Between Sense and Sensibility – Proceedings of the 4th Decennial Aarhus Conference, 49–58. Retrieved from: https://doi.org/10.1145/1094562.1094569
STERNE, Jonathan. (2007). “Out with the Trash: On the Future of New Media.” In Residual Media, edited by Charles R. Acland, 16–31. University of Minnesota Press.
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Cyrus Khalatbari

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
MATLIT oferece acesso aberto integral a todos os números. Os autores que publicam nesta revista concordam com os princípios seguintes:
- Os autores mantêm a posse do copyright e concedem à revista o direito de fazer a primeira publicação do seu trabalho nos termos de uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), que permite a terceiros partilharem o trabalho com a condição de atribuição de autoria e de referência à publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem fazer contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada pela revista (por exemplo, publicá-la num repositório institucional ou num livro), com a condição de referirem a publicação inicial nesta revista.
- É permitido aos autores publicarem o seu trabalho em linha (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio sítio web) antes e durante o processo de arbitragem, já que isso proporciona interações produtivas, assim como a possibilidade de citações mais cedo e em maior quantidade do artigo publicado (Ver The Effect of Open Access).
- Uma licença CC em formato legível por máquina encontra-se inserida em todos os artigos publicados pela MATLIT.
MATLIT embraces online publishing and open access to all issues. Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).
- A CC licensing information in a machine-readable format is embedded in all articles published by MATLIT.
- Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
- No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.
Notices:
- You do not have to comply with the license for elements of the material in the public domain or where your use is permitted by an applicable exception or limitation.
- No warranties are given. The license may not give you all of the permissions necessary for your intended use. For example, other rights such as publicity, privacy, or moral rights may limit how you use the material.