Número Atual
O conceito de “Humanidades Digitais”, apesar de frequente no vocabulário académico há mais de uma década, tem sido usado até hoje com distintos significados. Ao mesmo tempo que designa uma comunidade de práticas, também pode ser entendido como os discursos sobre essas práticas, um conjunto de atividades transdisciplinares ou um campo de conhecimento. Um consenso em torno desse conceito, entretanto, ainda que não tenha encontrado estabilidade crítica nem um campo unificado, é a ideia de que ele representa um forte elo entre as Ciências Humanas e Sociais e um conjunto de práticas de produção e validação de conhecimento relacionadas a sociedades cada vez mais dependentes das tecnologias digitais.
A existência de histórias e tradições regionais e nacionais diversas não pode ser ignorada nesse contexto, considerando que as sociedades não se encontram nos mesmos estágios de produção tecnológica e de democratização do acesso às tecnologias. Como as HD muitas vezes reproduzem e reconfiguram as assimetrias e desigualdades económicas, e diante de uma corrida global para a institucionalização do campo e da acentuada competição por financiamentos, continua sendo importante reivindicar modelos metodológicos que fujam à hegemonia dos paradigmas criados pelos eixos anglo-americano e do norte da Europa, que desde o início caracterizam a investigação acerca das novas tecnologias nas Humanidades.
Por isso, este número da MATLIT pretende reunir artigos que reflitam sobre formulações conceituais, práticas e métodos das Humanidades Digitais no contexto de países latino-americanos. Procura-se, assim, ampliar o debate sobre a geopolítica do campo e oferecer uma imagem diversificada de suas práticas e tradições em espaços culturais diversos. Desde uma perspectiva situada, que articula um contexto específico de desenvolvimento tecnológico à produção do conhecimento humanístico, é possível dar maior visibilidade a abordagens que não apenas pressupõem o digital como ferramenta de investigação nas Humanidades, mas que elegem o digital —e as suas ferramentas— como objeto de investigação.
Manaíra Aires Athayde (University of California, Santa Barbara)
Rejane C. Rocha (Universidade Federal de São Carlos)
Secção Temática | Thematic Section
Recensões | Reviews
MATLIT: Materialidades da Literatura é uma revista em linha, arbitrada por pares e em acesso aberto, publicada pela Imprensa da Universidade de Coimbra e pelo Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra. A revista aborda as mediações tecnológicas e materiais das práticas literárias, focando em particular a graficalidade, a digitalidade, a auralidade e a intermedialidade. O seu campo de investigação vai dos estudos literários aos estudos comparados dos média e às humanidades digitais. MATLIT usa como línguas de trabalho o português, o inglês e o espanhol. Adotando uma perspetiva interdisciplinar e transmedial, a revista organiza-se em números temáticos. Para cada número é produzida uma Call for Papers.