AI Diversifies Graded Reader Production in Latin America
DOI:
https://doi.org/10.14195/2182-8830_10-1_5Palavras-chave:
graded readers, Português como Língua Estrangeira, Interagency Language Roundtable, recursos autênticosResumo
O aumento do acesso à Inteligência Artificial (IA) irá alterar de forma substancial o campo dos graded readers publicados para o ensino de línguas da América Latina, devido à automatização de processos que anteriormente poderiam levar meses ou anos para serem concluídos em um romance. Aproveitando a IA, os autores de graded readers podem produzir adaptações para públicos específicos mais rapidamente do que antes, com aparatos únicos e focos de adaptação. A revolução da IA em termos de acesso torna a produção da linguagem que os graded readers produzem também uma linguagem mais realista em um mundo pós-moderno. Com a aceleração da produção e a variação dessas produções, os graded readers poderão focar nas complexidades da subjetividade na experiência humana, que, argumentavelmente, tem faltado até agora. A IA afetará o campo dos graded readers de maneira mais fundamental, com a diluição do que podem ser considerado textos autênticos. O argumento contra os graded readers e sua autenticidade será substancialmente enfraquecido em um mundo repleto de artigos de notícias e literatura gerados por IA. Este artigo tem como objetivo demonstrar que o aumento do acesso à IA levará à produção de graded readers mais eficazes e específicos, e também tem como objetivo demonstrar como a IA enfraquecerá um dos argumentos mais fundamentais contra os graded readers devido ao seu desafio à definição de textos autênticos.
Downloads
Referências
ADAMS, James Truslow. The Epic of America. Little, Brown and Company, 2017.
BAKER, Mona (2011). In Other Words: A Coursebook on Translation. London: Routledge.
BAKHTIN, Mikhail (1984). Problems of Dostoevsky’s Poetics. Minneapolis: University of Minnesota Press.
BARANIUK, Chris (2018). “China’s Xinhua news agency unveils AI news presenter”. BBC News, November 8. https://www.bbc.com/news/technology-46136504
HILL, David R. (2013). “Graded readers”, ELT Journal, Volume 67, Issue 1, January: 85-125, https://doi.org/10.1093/elt/ccs067
DAVIDSON, Sam, et al. (2020). “Developing NLP tools with a new corpus of learner Spanish.” Proceedings of the 12th language resources and evaluation conference. Marseille (France): European Language Resources Association: 7238-7243.
EASON, Jordan (2022). “Dom Casmurro: Intensifying the Classics with Gamified Graphic Graded Readers”. Revista Estudos do Século XX, vol. 22, n.º 4: 67-100. DOI: https://doi.org/10.14195/1647-8622_22_4
EASON, Jordan (2023). “Midjourney Dom Casmurro.” 2023, Private Collection. Easy Immersion LLC. www.easyimmersionllc.com
EMERICK, Mark R. (2019). “Explicit teaching and authenticity in L2 listening instruction: University language teachers’ beliefs.” System, vol. 80: 107-119. https://doi.org/10.1016/j.system.2018.11.004 +
GOODWIN, Ross (2017). 1 the Road. By an Artificial Neural Network. JBE (Jean Boîte Éditions).
HAFIZ, Fateh Muhammad, and Ian Tudor (1990). “Graded readers as an input medium in L2 learning.” System, 18.1: 31-42.
HINGLEY, Ronald (2021). Russian Writers and Soviet Society 1917–1978. London: Routledge.
JAVELOSA, June (2016). “An AI written novel has passed literary prize screening” Futurism. https://futurism.com/this-ai-wrote-a-novel-and-the-work-passed-the-first-roundof-a-national-literary-award
McQUILLAN, Jeff (2016). “What can readers read after graded readers?”. Reading in a Foreign Language, 28: 63-78.
MILLER, Perry (1983). The New England Mind: The Seventeenth Century. Cambridge, Mass.: Harvard University Press.
MOSER, Charles, ed. (1992). The Cambridge history of Russian literature. Cambridge: Cambridge University Press.
VAN WYK, A. (2007). “Extensive graded reading as a means of bridging the divide to the authentic academic text”. South African Journal of Higher Education 21.2: 346-359.
WACHTEL, Andrew Baruch, and Ilya Vinitsky (2013). Russian literature. Oxford: John Wiley & Sons.
WARDHAUGH, Ronald (1970). “The Contrastive Analysis Hypothesis.” TESOL Quarterly, vol. 4, no. 2: 123-30. JSTOR, https://doi.org/10.2307/3586182
##submission.downloads##
Publicado
Versões
- 2024-06-12 (3)
- 2024-06-12 (2)
- 2024-06-12 (1)
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Jordan Eason
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
MATLIT oferece acesso aberto integral a todos os números. Os autores que publicam nesta revista concordam com os princípios seguintes:
- Os autores mantêm a posse do copyright e concedem à revista o direito de fazer a primeira publicação do seu trabalho nos termos de uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), que permite a terceiros partilharem o trabalho com a condição de atribuição de autoria e de referência à publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem fazer contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada pela revista (por exemplo, publicá-la num repositório institucional ou num livro), com a condição de referirem a publicação inicial nesta revista.
- É permitido aos autores publicarem o seu trabalho em linha (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio sítio web) antes e durante o processo de arbitragem, já que isso proporciona interações produtivas, assim como a possibilidade de citações mais cedo e em maior quantidade do artigo publicado (Ver The Effect of Open Access).
- Uma licença CC em formato legível por máquina encontra-se inserida em todos os artigos publicados pela MATLIT.
MATLIT embraces online publishing and open access to all issues. Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).
- A CC licensing information in a machine-readable format is embedded in all articles published by MATLIT.
- Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
- No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.
Notices:
- You do not have to comply with the license for elements of the material in the public domain or where your use is permitted by an applicable exception or limitation.
- No warranties are given. The license may not give you all of the permissions necessary for your intended use. For example, other rights such as publicity, privacy, or moral rights may limit how you use the material.