“This is (not) a CAPTCHA Poem@”
On Language, Algorithm and Representation in the Time of Pandemic
DOI:
https://doi.org/10.14195/2182-8830_11-1_3Palavras-chave:
covid-19, transfeminismo, tecnotexto, ciberpoesiaResumo
Mar y virus/Virus and the Sea é um projeto multimodal e-lit que responde diretamente ao impacto da COVID-19 na sociedade e no ambiente, proporcionando oportunidades tecnológicas e estéticas de conexão e colaboração/partilha da experiência coletiva. Este projeto aborda a precariedade da agência humana — e a sua referência excludente ao (hu)man [homem] — a partir de um pós-humanismo inflamado pela crise devastadora provocada pelo Antropoceno. A instalação e projeto “Mar y virus / Virus and the Sea” reconceptualiza múltiplas opções combinatórias eletrónicas que abordam, entre outros assuntos, uma crise de representação em tempo de pandemia COVID-19. Os tecnotextos apresentados neste projeto, como é exemplo o Poem@ CAPTCHA, solicitam reconhecimento e prova, um teste do que sutilmente nos torna humanos, baseado nos princípios de inclusão, conexão, transfeminismo e ciberpoesia, um teste que potencialmente aponta para uma nova e necessária metanarrativa de colaboração e conexão/aliança baseada em tecnologia: “Share your COVID story”.
Downloads
Referências
Academia Norteamericana de la Lengua Española (2022). “La ANLE incorporó a Tina Escaja” https://www.anle.us/noticias/mundo-anle/la-anle-incorporo-a-tina-escaja/ [10 September 2023].
BRAIDOTTI, Rosi (2021). The Posthuman. Oxford: Polity Press.
“CAPTCHA” Wikipedia. https://es.wikipedia.org/wiki/Captcha. Accessed 10 September 2023.
ESCAJA, Tina (2021). CAPTCHA Poem@. The New River. A Journal of Digital Art and Literature. https://thenewriver.us/captcha-escaja/. Accessed 10 September 2023.
____ (2020). “Feminist Manifesto in Times of Coronavirus.” https://www.youtube.com/watch?v=AzvSL6SzlrU&list=PLf1vZypkkD2Im8Ft
AU2EC7DarQtTsrXn&index=31. Accessed 10 September 2023.
____ (2023a). “Mar y virus: Propuesta oleatoria de una realidad mitigada. O: ‘Esto (no) es un Poem@ CAPTCHA.’” In Ciberfeminismos, tecno-textualidades y transgéneros. Literatura digital en español escrita por mujeres, edited by Isabel Navas Ocaña and Dolores Romero López, 203–218. Madrid: EDUAL & Editorial Complutense.
____ (2020-2021). “Mar y virus / Virus and the Sea.” (Instalation). https://www.youtube.com/watch?v=oLZLEbhu628. Accessed 10 September 2023.
____ (2021-2022). Mar y virus / Virus and the Sea. (Project). https://proyecto.w3.uvm.edu/do-over/mary/maryvirus/together.html. Accessed 10 September 2023.
____ (2023b). Mar y virus / Virus and the Sea. (VR). https://proyecto.w3.uvm.edu/maryvirus/. Accessed 10 September 2023.
____ (2011). Negro en ovejas (poema ovino). https://proyecto.w3.uvm.edu/OvejaBaja2019-Updated/OvejaBaja2019. Accessed 10 September 2023.
ESCAJA, Tina, and Laurie Essie (2025). “Witch-Ins and Other Feminist Acts.” In The Witch Studies Reader, edited by Soma Chaudhuri and Jane Ward, 361–371. Durham: Duke University Press.
ESCAJA, Tina, and Dan Higgins (2021). Mar y Virus / Virus and the Sea: A COVID-19 Exhibit. https://www.youtube.com/watch?v=oLZLEbhu628. Accessed 10 September 2023.
ESCAJA, Tina, Lara Marín, Alejandro Romero, and María Vega (2023). Realidad mitigada. (2025), New York: Artepoética Press. https://apps.apple.com/us/app/realidad-mitigada/id1620785154. Accessed 10 September 2023.
HARAWAY, Donna (2016). Staying with the Trouble. Making Kin in the Chthulucene. Durham: Duke University Press.
HAYLES N., Katherine (2002). Writing Machines. Cambridge: MIT Press.
LAANTO, Elina (2019). “Viruses: The Invisible Majority Of The Oceans.” Microbiology Today 46, no. 1: 26–29. PDF https://microbiologysociety.org/static/uploaded/78a4488d-0b36-4b58-b3bd6385b00eccb1.pdf. Accessed 10 September 2023.
LLOSA, Álvaro (2019). “De vitrales, abrigos, códigos de barras, ovejas y robots: Tina Escaja y la poética transmedia de la interfaz.” Caracteres, Estudios culturales y críticos de la esfera digital 8, no.1: 362–398.
Messages from the Anthropocene. http://flynndog.net/messages-from-the-anthropocene-11-13-20-1-31-21/. Accessed 10 September 2023.
MONTFORT, Nick (2021). “Las aventuras de la muerte.” https://nickm.com/es/aventuras.html. Accessed 10 September 2023.
OROZCO, Olga (1964). “Olga Orozco o la poesía como juego peligroso.” Entrevista de Alejandra Pizarnik. Zona Franca, 7–8.
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Tina Escaja

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
MATLIT oferece acesso aberto integral a todos os números. Os autores que publicam nesta revista concordam com os princípios seguintes:
- Os autores mantêm a posse do copyright e concedem à revista o direito de fazer a primeira publicação do seu trabalho nos termos de uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), que permite a terceiros partilharem o trabalho com a condição de atribuição de autoria e de referência à publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem fazer contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada pela revista (por exemplo, publicá-la num repositório institucional ou num livro), com a condição de referirem a publicação inicial nesta revista.
- É permitido aos autores publicarem o seu trabalho em linha (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio sítio web) antes e durante o processo de arbitragem, já que isso proporciona interações produtivas, assim como a possibilidade de citações mais cedo e em maior quantidade do artigo publicado (Ver The Effect of Open Access).
- Uma licença CC em formato legível por máquina encontra-se inserida em todos os artigos publicados pela MATLIT.
MATLIT embraces online publishing and open access to all issues. Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).
- A CC licensing information in a machine-readable format is embedded in all articles published by MATLIT.
- Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
- No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.
Notices:
- You do not have to comply with the license for elements of the material in the public domain or where your use is permitted by an applicable exception or limitation.
- No warranties are given. The license may not give you all of the permissions necessary for your intended use. For example, other rights such as publicity, privacy, or moral rights may limit how you use the material.