“This is (not) a CAPTCHA Poem@”

On Language, Algorithm and Representation in the Time of Pandemic

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14195/2182-8830_11-1_3

Palavras-chave:

covid-19, transfeminismo, tecnotexto, ciberpoesia

Resumo

Mar y virus/Virus and the Sea é um projeto multimodal e-lit que responde diretamente ao impacto da COVID-19 na sociedade e no ambiente, proporcionando oportunidades tecnológicas e estéticas de conexão e colaboração/partilha da experiência coletiva. Este projeto aborda a precariedade da agência humana — e a sua referência excludente ao (hu)man [homem] — a partir de um pós-humanismo inflamado pela crise devastadora provocada pelo Antropoceno. A instalação e projeto “Mar y virus / Virus and the Sea” reconceptualiza múltiplas opções combinatórias eletrónicas que abordam, entre outros assuntos, uma crise de representação em tempo de pandemia COVID-19. Os tecnotextos apresentados neste projeto, como é exemplo o Poem@ CAPTCHA, solicitam reconhecimento e prova, um teste do que sutilmente nos torna humanos, baseado nos princípios de inclusão, conexão, transfeminismo e ciberpoesia, um teste que potencialmente aponta para uma nova e necessária metanarrativa de colaboração e conexão/aliança baseada em tecnologia: “Share your COVID story”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Academia Norteamericana de la Lengua Española (2022). “La ANLE incorporó a Tina Escaja” https://www.anle.us/noticias/mundo-anle/la-anle-incorporo-a-tina-escaja/ [10 September 2023].

BRAIDOTTI, Rosi (2021). The Posthuman. Oxford: Polity Press.

“CAPTCHA” Wikipedia. https://es.wikipedia.org/wiki/Captcha. Accessed 10 September 2023.

ESCAJA, Tina (2021). CAPTCHA Poem@. The New River. A Journal of Digital Art and Literature. https://thenewriver.us/captcha-escaja/. Accessed 10 September 2023.

____ (2020). “Feminist Manifesto in Times of Coronavirus.” https://www.youtube.com/watch?v=AzvSL6SzlrU&list=PLf1vZypkkD2Im8Ft

AU2EC7DarQtTsrXn&index=31. Accessed 10 September 2023.

____ (2023a). “Mar y virus: Propuesta oleatoria de una realidad mitigada. O: ‘Esto (no) es un Poem@ CAPTCHA.’” In Ciberfeminismos, tecno-textualidades y transgéneros. Literatura digital en español escrita por mujeres, edited by Isabel Navas Ocaña and Dolores Romero López, 203–218. Madrid: EDUAL & Editorial Complutense.

____ (2020-2021). “Mar y virus / Virus and the Sea.” (Instalation). https://www.youtube.com/watch?v=oLZLEbhu628. Accessed 10 September 2023.

____ (2021-2022). Mar y virus / Virus and the Sea. (Project). https://proyecto.w3.uvm.edu/do-over/mary/maryvirus/together.html. Accessed 10 September 2023.

____ (2023b). Mar y virus / Virus and the Sea. (VR). https://proyecto.w3.uvm.edu/maryvirus/. Accessed 10 September 2023.

____ (2011). Negro en ovejas (poema ovino). https://proyecto.w3.uvm.edu/OvejaBaja2019-Updated/OvejaBaja2019. Accessed 10 September 2023.

ESCAJA, Tina, and Laurie Essie (2025). “Witch-Ins and Other Feminist Acts.” In The Witch Studies Reader, edited by Soma Chaudhuri and Jane Ward, 361–371. Durham: Duke University Press.

ESCAJA, Tina, and Dan Higgins (2021). Mar y Virus / Virus and the Sea: A COVID-19 Exhibit. https://www.youtube.com/watch?v=oLZLEbhu628. Accessed 10 September 2023.

ESCAJA, Tina, Lara Marín, Alejandro Romero, and María Vega (2023). Realidad mitigada. (2025), New York: Artepoética Press. https://apps.apple.com/us/app/realidad-mitigada/id1620785154. Accessed 10 September 2023.

HARAWAY, Donna (2016). Staying with the Trouble. Making Kin in the Chthulucene. Durham: Duke University Press.

HAYLES N., Katherine (2002). Writing Machines. Cambridge: MIT Press.

LAANTO, Elina (2019). “Viruses: The Invisible Majority Of The Oceans.” Microbiology Today 46, no. 1: 26–29. PDF https://microbiologysociety.org/static/uploaded/78a4488d-0b36-4b58-b3bd6385b00eccb1.pdf. Accessed 10 September 2023.

LLOSA, Álvaro (2019). “De vitrales, abrigos, códigos de barras, ovejas y robots: Tina Escaja y la poética transmedia de la interfaz.” Caracteres, Estudios culturales y críticos de la esfera digital 8, no.1: 362–398.

Messages from the Anthropocene. http://flynndog.net/messages-from-the-anthropocene-11-13-20-1-31-21/. Accessed 10 September 2023.

MONTFORT, Nick (2021). “Las aventuras de la muerte.” https://nickm.com/es/aventuras.html. Accessed 10 September 2023.

OROZCO, Olga (1964). “Olga Orozco o la poesía como juego peligroso.” Entrevista de Alejandra Pizarnik. Zona Franca, 7–8.

##submission.downloads##

Publicado

2025-04-28

Como Citar

Escaja, Tina. 2025. «“This Is (not) a CAPTCHA Poem@” : On Language, Algorithm and Representation in the Time of Pandemic». Matlit: Materialidades Da Literatura 11 (1):29-46. https://doi.org/10.14195/2182-8830_11-1_3.