Fulldome Immersive Modalities and Materiality: Toward A Poetics of the Firmament

Autores

  • Craig Saper University of Maryland, Baltimore County
  • Lynn Tomlinson Universidade de Towson

DOI:

https://doi.org/10.14195/2182-8830_11-1_6

Palavras-chave:

fulldome, mudanças climáticas, migração, hipertexto

Resumo

As projeções fulldome no Hemisfério do Exploratório de Coimbra, no âmbito da conferência da Electronic Literature Organization (ELO) destacaram as projeções fulldome como uma tecnologia social e um novo género de e-lit. Os exemplos apresentados abordaram especificamente as questões da conferência: clima global e fluxos e crises migratórias; perspetivas animais da exploração humana; o desafio colocado a sistemas de linguagem de sinais e língua e literatura portuguesas. Esses exemplos também aludem a uma pré-história da modalidade de cúpula, desde edifícios antigos até cúpulas de igrejas e cinemas expandidos. Análogo ao hipertexto que conduziu às primeiras obras de e-lit, as cúpulas dos planetários funcionam como um novo modo e espaço comunitário para a pro dução de conhecimento e-lit. O ensaio termina com uma discussão sobre o ensino de produções fulldome e uma discussão sobre o ensino de produções fulldome, bem com uma proposta de uma poética do firmamento. O fulldome pode criar visualizações imersivas e paisagens sonoras de e-poesia, histórias, dados e muito mais em contexto universitário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CUBA, Larry (1979/2023). Two Space. United States: Independent.

DAUT, Michael (2020). “Fulldome Storytelling: Embracing the Dome’s Uniqueness.” Planetarian 49, no. 2: 2–37.

FRENCH, Michaela and KENTBYE (2022). “#1041: [DocLab] Michaela French’s Immersive Dome Experiments & Full Dome Creative Network.” Voices of VR. https://voicesofvr.com/1041-doclab-michaela-frenchs-immersive-dome-experiments-full-dome-creative-network/. Accessed Oct.17 2023.

FRENCH, Michaela and Adrian Lahoud (2019). Climate Crimes. United Kingdom: Independent.

FULLDOME Creative Network, https://fulldomecreativenetwork.com. Accessed Oct. 17 2023.

FULLDOME Database. https://www.fddb.org/. Accessed Oct. 18 2023.

IMERSA. https://imersa.org. Accessed Oct. 18 2023.

MONET, Claude (1915). “Water Lilies.” The Museum of Modern Art, New York.

NORMAN, Don (1988). Design of Everyday Things. New York: Basic Books.

RAMOS, Pedro Rodolpho (2021). Saravá. Berlin: Diversion Cinema.

SAPER, Craig and Lynn Tomlinson (2023). Global Reading Supplement. United States.

SHEDD, Ben et al. (2022). 60-50 IAIA. Santa Fe, Mexico: Institute of American Indian Arts.

TOMLINSON, Lynn and 150 collaborators (2019). Aqua Dome. United States.

TOMLINSON, Lynn (2020). Reverie de Giverny. United States.

TOMLINSON, Lynn and Diana Saez (2023). Ignite! United States: Towson University.

TOMLINSON, Lynn and Craig Saper (2023). CoDomeDigo. United States: Independent.

YOUNG, Millicent Margaret Amanda Jane (2020). Immersive stories: how can an “independent avant-garde, experimental filmmaker with a self-conscious auteur’s perspective” create effective narratives in the 360º paradigm? Dissertation, Silpakorn University.

YOUNG, Millie (2020a). Elephant Elephant Elephant. Thailand: Independent.

YOUNG, Millie (2020b). “An experiment in putting an ardent hand-crafted 2D animator into the heady dimension of the non-linear world of 360 and seeing what floats.” 2020 CONFIA Conference Proceedings: 1. https://www.academia.edu/50259559/An_experiment_in_putting_an_ardent_hand_crafted_2D_animator_into_the_heady_dimension_of_the_non_linear_world_of_360_o_and_seeing_what_floats. Accessed 13 Oct. 2023.

##submission.downloads##

Publicado

2025-04-28

Como Citar

Saper, Craig, e Lynn Tomlinson. 2025. «Fulldome Immersive Modalities and Materiality: Toward A Poetics of the Firmament». Matlit: Materialidades Da Literatura 11 (1):85-95. https://doi.org/10.14195/2182-8830_11-1_6.