Fulldome Immersive Modalities and Materiality: Toward A Poetics of the Firmament
DOI:
https://doi.org/10.14195/2182-8830_11-1_6Palavras-chave:
fulldome, mudanças climáticas, migração, hipertextoResumo
As projeções fulldome no Hemisfério do Exploratório de Coimbra, no âmbito da conferência da Electronic Literature Organization (ELO) destacaram as projeções fulldome como uma tecnologia social e um novo género de e-lit. Os exemplos apresentados abordaram especificamente as questões da conferência: clima global e fluxos e crises migratórias; perspetivas animais da exploração humana; o desafio colocado a sistemas de linguagem de sinais e língua e literatura portuguesas. Esses exemplos também aludem a uma pré-história da modalidade de cúpula, desde edifícios antigos até cúpulas de igrejas e cinemas expandidos. Análogo ao hipertexto que conduziu às primeiras obras de e-lit, as cúpulas dos planetários funcionam como um novo modo e espaço comunitário para a pro dução de conhecimento e-lit. O ensaio termina com uma discussão sobre o ensino de produções fulldome e uma discussão sobre o ensino de produções fulldome, bem com uma proposta de uma poética do firmamento. O fulldome pode criar visualizações imersivas e paisagens sonoras de e-poesia, histórias, dados e muito mais em contexto universitário.
Downloads
Referências
CUBA, Larry (1979/2023). Two Space. United States: Independent.
DAUT, Michael (2020). “Fulldome Storytelling: Embracing the Dome’s Uniqueness.” Planetarian 49, no. 2: 2–37.
FRENCH, Michaela and KENTBYE (2022). “#1041: [DocLab] Michaela French’s Immersive Dome Experiments & Full Dome Creative Network.” Voices of VR. https://voicesofvr.com/1041-doclab-michaela-frenchs-immersive-dome-experiments-full-dome-creative-network/. Accessed Oct.17 2023.
FRENCH, Michaela and Adrian Lahoud (2019). Climate Crimes. United Kingdom: Independent.
FULLDOME Creative Network, https://fulldomecreativenetwork.com. Accessed Oct. 17 2023.
FULLDOME Database. https://www.fddb.org/. Accessed Oct. 18 2023.
IMERSA. https://imersa.org. Accessed Oct. 18 2023.
MONET, Claude (1915). “Water Lilies.” The Museum of Modern Art, New York.
NORMAN, Don (1988). Design of Everyday Things. New York: Basic Books.
RAMOS, Pedro Rodolpho (2021). Saravá. Berlin: Diversion Cinema.
SAPER, Craig and Lynn Tomlinson (2023). Global Reading Supplement. United States.
SHEDD, Ben et al. (2022). 60-50 IAIA. Santa Fe, Mexico: Institute of American Indian Arts.
TOMLINSON, Lynn and 150 collaborators (2019). Aqua Dome. United States.
TOMLINSON, Lynn (2020). Reverie de Giverny. United States.
TOMLINSON, Lynn and Diana Saez (2023). Ignite! United States: Towson University.
TOMLINSON, Lynn and Craig Saper (2023). CoDomeDigo. United States: Independent.
YOUNG, Millicent Margaret Amanda Jane (2020). Immersive stories: how can an “independent avant-garde, experimental filmmaker with a self-conscious auteur’s perspective” create effective narratives in the 360º paradigm? Dissertation, Silpakorn University.
YOUNG, Millie (2020a). Elephant Elephant Elephant. Thailand: Independent.
YOUNG, Millie (2020b). “An experiment in putting an ardent hand-crafted 2D animator into the heady dimension of the non-linear world of 360 and seeing what floats.” 2020 CONFIA Conference Proceedings: 1. https://www.academia.edu/50259559/An_experiment_in_putting_an_ardent_hand_crafted_2D_animator_into_the_heady_dimension_of_the_non_linear_world_of_360_o_and_seeing_what_floats. Accessed 13 Oct. 2023.
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Craig Saper, Lynn Tomlinson

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
MATLIT oferece acesso aberto integral a todos os números. Os autores que publicam nesta revista concordam com os princípios seguintes:
- Os autores mantêm a posse do copyright e concedem à revista o direito de fazer a primeira publicação do seu trabalho nos termos de uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), que permite a terceiros partilharem o trabalho com a condição de atribuição de autoria e de referência à publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem fazer contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada pela revista (por exemplo, publicá-la num repositório institucional ou num livro), com a condição de referirem a publicação inicial nesta revista.
- É permitido aos autores publicarem o seu trabalho em linha (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio sítio web) antes e durante o processo de arbitragem, já que isso proporciona interações produtivas, assim como a possibilidade de citações mais cedo e em maior quantidade do artigo publicado (Ver The Effect of Open Access).
- Uma licença CC em formato legível por máquina encontra-se inserida em todos os artigos publicados pela MATLIT.
MATLIT embraces online publishing and open access to all issues. Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).
- A CC licensing information in a machine-readable format is embedded in all articles published by MATLIT.
- Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
- No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.
Notices:
- You do not have to comply with the license for elements of the material in the public domain or where your use is permitted by an applicable exception or limitation.
- No warranties are given. The license may not give you all of the permissions necessary for your intended use. For example, other rights such as publicity, privacy, or moral rights may limit how you use the material.