There is no way you can frame it. Ideias de Teatro e Cinema a partir de Michael Fried

Autores

  • Francisco Frazão Centro de Estudos Comparatistas - Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.14195/2182-8830_1-2_6

Palavras-chave:

Ideia de Teatro, Ideia de Cinema, Absorção, Teatralidade, Transbordamento

Resumo

Partindo do artigo "Art and Objecthood" (1967) de Michael Fried, analisam-se as ideias de teatro e cinema ali construídas, de forma a postular uma teatralidade cinematográfica imune ao preconceito antiteatral que muitas vezes carateriza os trabalhos sobre a interseção das duas artes. Dado o lugar tangencial do cinema em "Art and Objecthood", recorre-se a outros textos (muitos do mesmo período e sobretudo da linhagem dos Cahiers du Cinéma) para desmontar a ideia de cinema de Fried e fazer emergir uma nova. Duas cenas, uma de Godard e outra de Tsai Ming-liang, são usadas para exemplificar a teatralidade proposta.

Abstract
I analyze the concepts of theatre and film in Michael Fried's "Art and Objecthood" (1967), in order to argue for a cinematic theatricality immune to the anti-theatrical prejudice often found in works about the intersection of these two art forms. Given the tangential place of movies in Fried's article, other texts are used (mostly from the same period and mainly from the Cahiers du Cinéma tradition) to deconstruct Fried's idea of film so that a new concept can emerge. Two scenes, one from Godard and the other from Tsai Ming-liang, are used to illustrate the proposed theatricality.

 

DOI: http://dx.doi.org/10.14195/2182-8830_1-2_6

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Francisco Frazão, Centro de Estudos Comparatistas - Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Francisco Frazão é programador de teatro na Culturgest. Fez o curso de Línguas e Literaturas Modernas (Português/Inglês) na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e prepara um doutoramento em Estudos Comparatistas na mesma instituição. Faz parte da equipa do projecto de investigação Falso Movimento: estudos sobre escrita e cinema. Integrou a comissão de leitura dos Artistas Unidos entre 2000 e 2004. Traduziu Beckett, Pinter, Stephen Greenhorn, Howard Barker, Tim Crouch, Abi Morgan, Katori Hall e Chris Thorpe. Tem publicado artigos e recensões sobre teatro, cinema e literatura.

Referências

BONITZER, Pascal (1987). “La Disparition (Sur Antonioni).” Peinture et Cinéma: Décadrages. Paris: Cahiers du Cinéma/Éditions de l’Étoile, 1995. 97-101. Impresso.

BROOK, Peter (1968). The Empty Space. Londres: Penguin Books, 1990. Impresso.

DANEY, Serge (1989). Conversa com Jean-Claude Biette. Microfilms 19 Fevereiro 1989. France Culture. Rádio.

DELEUZE, Gilles (1983). Cinéma I: L’Image-mouvement. Paris: Éditions de Minuit. Impresso.

DELEUZE, Gilles (1987). “Qu’est-ce que l’acte de création.” Trafic nº 27, Outono 1988: 133-142. Impresso.

DIDI-HUBERMAN, Georges (1992). Ce que nous voyons, ce qui nous regarde. Paris: Éditions de Minuit. Impresso.

FOSTER, Hal (1996). “The Crux of Minimalism.” The Return of the Real. Cambridge, MA: The MIT Press, 2001. 127-170. Impresso.

FRIED, Michael (1967). “Art and Objecthood.” Art and Objecthood: Essays and Reviews. Chicago: The University of Chicago Press, 1998. Impresso.

FRIED, Michael (1980). Absorption and Theatricality: Painting and Beholder in the Age Diderot. Chicago: The University of Chicago Press. Impresso.

FRIED, Michael (1998). “An Introduction to My Art Criticism.” Art and Objecthood: Essays and Reviews. Chicago: The University of Chicago Press. Impresso.

GODARD, Jean-Luc, dir. (1964). Bande à part. Columbia Films, Anouchka Fims, Orsay Films. Filme.

GODARD, Jean-Luc (1985). “L’Art à partir de la vie.” Entrevista com Alain Bergala. Jean-Luc Godard par Jean-Luc Godard: Vol. 1, 1950-1984. Ed. Alain Bergala. Paris: Cahiers du Cinéma, 1988. 9-24. Impresso.

LIM, Dennis (2001). “Tsai Ming-liang Opens the Floodgates.” The Village Voice, 26 de Junho de 2001. Web. 1 de Setembro de 2013. http://www.villagevoice.com/2001-06-26/film/tsai-ming-liang-opens-the-floodgates/

MOURLET, Michel (1959). “Sur un art ignoré.” Sur un art ignoré. La mise en scène comme langage. Ramsay, 2008. 33-56. Impresso.

RANCIERE, Jacques (2004). “Les écarts du cinéma.” Trafic nº 50, Verão 2004: 159-166. Impresso.

RIVETTE, Jacques (1968). “Le temps déborde.” Entrevista com Jacques Aumont, Jean-Louis Comolli, Jean Narboni e Sylvie Pierre. La Nouvelle Vague. Ed. Antoine de Baecque e Charles Tesson. Paris: Cahiers du Cinéma, 1999. 264-314. Impresso.

SKORECKI, Louis (1978). “Contre la nouvelle cinéphilie.” Critique et Cinéphilie. Ed. Antoine de Baecque. Paris: Cahiers du Cinéma, 2001. 132-162. Impresso.

TSAI Ming-liang, dir. (1994). Vive l’amour. Strand Releasing. Filme.

TSAI Ming-liang (1994). “I deal with people who are on the fringes of society.” Entrevista com David Walsh. World Socialist Web Site. International Committee of the Fourth International. 24 de Outubro de 1994. Web. 1 de Setembro de 2013. http://web.archive.org/web/20071216103850/http://www.wsws.org/arts/1994/oct1994/tsai-o94.shtml

##submission.downloads##

Publicado

2014-03-28

Como Citar

Frazão, Francisco. 2014. «There Is No Way You Can Frame It. Ideias De Teatro E Cinema a Partir De Michael Fried». Matlit: Materialidades Da Literatura 1 (2):89-104. https://doi.org/10.14195/2182-8830_1-2_6.

Edição

Secção

Secção Temática | Thematic Section