Reading and Not-Printing: Obstruction at the Crater Press

Autores

  • Richard Parker Investigador Independente

DOI:

https://doi.org/10.14195/2182-8830_2-1_2

Palavras-chave:

Impressão, Literatura Norte-Americana, Poesia Britânica Contemporânea, Tipografia, Benjamin Franklin, Walt Whitman, Emily Dickinson

Resumo

Começarei este ensaio com uma história breve e parcial da tipografia norte-americana, assinalando uma predileção partilhada por uma relação marcadamente dissidente com a página impressa nas obras (impressas ou não) de Samuel Keimer e Benjamin Franklin durante o período colonial, e nas obras de Walt Whitman, Emily Dickinson e Mark Twain no século XIX. Designo como ‘não-impressão’ a impressão interrompida e dialética que relaciona todos estes escritores/tipógrafos entre si, e ofereço uma explicação deste termo e uma descrição de algumas das suas manifestações. Em seguida refiro de que modo a ideia de ‘não-impressão’ pode ser útil para o entendimento de alguns poetas e tipógrafos contemporâneos ingleses e norte-americanos, antes de concluir com a descrição de alguns dos modos através dos quais os constrangimentos produtivos de tal prática têm influenciado o meu próprio trabalho como editor e tipógrafo na Crater Press.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Richard Parker, Investigador Independente

Richard Parker was born in 1978 and received his doctorate (in American Literature) from the University of Sussex in 2010.  From 2012 until 2014 he worked as an Assistant Professor of American Literature at the University of Gaziantep in Turkey. He is now resident in London, editing and printing his poetry pamphlet series at The Crater Press.

Referências

ADORNO, Theodor (1997). Aesthetic Theory. Trans. Robert Hullot-Kentor. London: Continuum.

BERNES, Jasper; Joshua Clover, and Juliana Spahr (2014). “The Self-Abolition of the Poet.” Jacket 2, Jan 2014. 9 Sep. 2014.

https://jacket2.org/commentary/self-abolition-poet

CHIVERS, Tom (2012). “The White Review: Make, Write, Argue, Dream.” This Is Yogic. n. d. 30 Mar. 2014.

http://thisisyogic.wordpress.com/2012/03/21/the-white-review/.

CRANGLE, Sara (2012). gimme your hands. Brighton: Crater Press.

DAVENPORT, Guy (1996). “Introduction.” Paul Metcalf, Collected Works: Volume I: 1956-1976. Minneapolis: Coffee House Press.

DICKINSON, Emily (1976). The Complete Poems of Emily Dickinson. Ed. Thomas H. Johnson. London: Faber.

DICKINSON, Emily (1924). The Complete Poems of Emily Dickinson. Ed. Thomas Wentworth Higginson. Boston: Little, Brown and Company.

FRANKLIN, Benjamin (1986). Benjamin Franklin’s Autobiography. Eds. J.A. Leo Lemay and P.M. Zail. New York: Norton.

HAMPSON, Robert (2010). Speech from Michael Marks Poetry Awards.

HILSON, Jeff (2012). from Organ Music: An Anti-Masque Not for Dancing. Mataró: Crater Press.

HOWE, Daniel Walker (2007). What Hath God Wrought: The Transformation of America, 1815-1848. Oxford: Oxford University Press.

IRVING, Washington (1978). History, Tales and Sketches. New York: Library of America.

JARVIS, Simon (1998). Adorno: A Critical Introduction. Cambridge: Polity Press.

KEROUAC, Jack (2000). On the Road. London: Penguin.

KINDELLAN, Michael (2010). Crater 1. Brighton: Crater Press.

LEVIN, Harry (1960). “What Was Modernism?” The Massachusetts Review, 1.4: 609-630.

MORAIS, Henry Samuel (1894). The Jews of Philadelphia. Philadelphia: The Levytype Company.

OWENS, Richard (2013). Turncoat. Brighton: Crater Press.

PARKER, Richard, ed. (2009). Crater 0. Brighton: Crater Press.

POWERS, Ron (2006). Mark Twain: A Life. New York: Free Press.

READE, Orlando (2012). “Notes on an Unfamiliar Poetry.” The White Review, nº 4.

SUTHERLAND, Keston (23/03/2012). “UK poetry PLC / Battle of Wapping.” UKPoetry List. E-mail.

##submission.downloads##

Publicado

2014-11-08

Como Citar

Parker, Richard. 2014. «Reading and Not-Printing: Obstruction at the Crater Press». Matlit: Materialidades Da Literatura 2 (1):31-53. https://doi.org/10.14195/2182-8830_2-1_2.

Edição

Secção

Secção Temática | Thematic Section