Voz do Avatar, Voz como Avatar, Avatar da Voz
DOI:
https://doi.org/10.14195/2182-8830_3-1_1Palavras-chave:
arqueofonia, voz, avatar, cyborg, heterónimo como avatar.Resumo
O meu artigo propõe um exercício de arqueofonia – ou arqueologia da voz – que incide, nesta oportunidade, sobre a possibilidade de estabelecer a complexa figura e imaginação do ‘avatar’ como comparandum da noção e representação do cyborg. As valências da comparação permitem pensar diferentes objectos, como sejam a ‘voz do avatar’, a ‘voz como avatar’ e, finalmente, o arquivo das representações da voz, ‘avatares da voz’. Em jeito de crítica aplicada, são sucintamente comentados o filme Her, de Spike Jonze; fragmentos do Livro do Desassossego, de Bernardo Soares/Fernando Pessoa; e, por último, a simulação digital da voz de John Donne acessível em linha, corolário do Virtual Paul’s Cross Project: A Digital Re-Creation of John Donne’s Gunpowder Day Sermon, sediado na North Carolina State University.
Downloads
Referências
AUKSTAKALNIS, Steve, David Blatner e Stephen F. Roth (1992). Silicon Mirage. The Art and Science of Virtual Reality. Berkeley: Peachpit Press.
BALLARD, J. G. (2001). Crash. New York: Picador [1ª ed.: 1973].
BOAL, Augusto (1995). The Rainbow of Desire. The Boal Method of Theater and Therapy. Trad. Adrian Jackson. Londres/Nova Iorque: Routledge.
BRONCANO, Fernando (2009). La melancolía del ciborg, Barcelona: Herder.
CHION, Michel (2004). La voz en el cine. Madrid: Cátedra.
COKLISS, Harley (1971). Crash!, com J. G. Ballard e Gabrielle Drake, Lon-dres: BBC. 00:17m.
DERRIDA, Jacques (1996). Archive Fever. A Freudian Impression. Trad. Eric Prenowitz, Chicago: University of Chicago Press.
FLÜSSER, Vilém (2007). Towards a Philosophy of Photography. Londres: Reak-tion Books [1ª ed.: European Photography Edition, 1983].
GUMBRECHT, Hans Ulrich (1992). “The Role of Narration in Narrative Genres.” Making Sense in Life and in Literature. Trad. Glen Burns. Minneapolis: University of Minnesota Press. 41–53.
GUMBRECHT, Hans Ulrich (1998). “A mídia literatura.” Modernização dos Sentidos. Tr. Lawrence Flores Pereira. São Paulo: Editora 34. 297-319.
HARAWAY, Donna (1985). “Manifesto for cyborgs: Science, technology, and socialist feminism in the 1980s.” Socialist Review 80: 65–108.
KERCKHOVE, Derrick de (2010). “Avatar = Pinocho 2.0 o ‘El fin de la sociedad del espectáculo’.” Digithum 12, Maio: 8–14.
KUKSA, Iryna e Mark Childs (2014). Making Sense of Space. The Design and Experience of Virtual Spaces as a Tool for Communication. Oxford: Chandos Publishing.
MENDES, Margarida Vieira (1989). A Oratória Barroca de Vieira. Lisboa: Caminho.
PESSOA, Fernando (2010). Livro do Desasocego. Ed. Jerónimo Pizarro, vol. XII, tomo I, Edição Crítica de Fernando Pessoa, Lisboa: Imprensa Na-cional Casa da Moeda.
SERRA, Pedro (2012). “Arqueofonia e língua do império e na poesia pós-25 de Abril.” Relâmpago. Revista de Poesia 29-30, Fundação Luís Miguel Nava: 81-109.
SERRA, Pedro (2014). “As vozes saem do ar e não de gargantas. Arqueofoni-as do Livro do Desassossego e da Copilaçam de Gil Vicente.” Central de Poesia. O Livro do Desassossego. Eds Patrícia Soares Martins, Golgona Anghel e Fernando Guerreiro. Lisboa: LemmonSpring and Esfera do Caos Eds. 63-76.
SERRA, Pedro (2015). “Avatares e heterónimos.” Revista de Estudios Portugueses y Brasileños 15. Salamanca: Luso-Española de Ediciones [no prelo].
TEIXEIRA, Luís Filipe B. (1999). “Virtualidade e heteronímia. As aventuras pessoanas de Alice.” Revista Lusófona de Humanidades e Tecnologias 2, Os Universos da Comunicação. Lisboa: Universidade Lusófona: 14-18.
TRONCHIN, Lamberto, Ilaria Durvilli e Valerio Tarabusi (2008). “The Marvellous Sound World in the Phonurgia Nova of Athanasius Kircher.” Proceedings of Acoustics ’08 Paris. AA.VV. Paris: SFA. 4183-4188.
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
MATLIT oferece acesso aberto integral a todos os números. Os autores que publicam nesta revista concordam com os princípios seguintes:
- Os autores mantêm a posse do copyright e concedem à revista o direito de fazer a primeira publicação do seu trabalho nos termos de uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), que permite a terceiros partilharem o trabalho com a condição de atribuição de autoria e de referência à publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem fazer contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada pela revista (por exemplo, publicá-la num repositório institucional ou num livro), com a condição de referirem a publicação inicial nesta revista.
- É permitido aos autores publicarem o seu trabalho em linha (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio sítio web) antes e durante o processo de arbitragem, já que isso proporciona interações produtivas, assim como a possibilidade de citações mais cedo e em maior quantidade do artigo publicado (Ver The Effect of Open Access).
- Uma licença CC em formato legível por máquina encontra-se inserida em todos os artigos publicados pela MATLIT.
MATLIT embraces online publishing and open access to all issues. Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).
- A CC licensing information in a machine-readable format is embedded in all articles published by MATLIT.
- Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
- No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.
Notices:
- You do not have to comply with the license for elements of the material in the public domain or where your use is permitted by an applicable exception or limitation.
- No warranties are given. The license may not give you all of the permissions necessary for your intended use. For example, other rights such as publicity, privacy, or moral rights may limit how you use the material.