Meta_Body: Uma Investigação Baseada na Prática Artística

Autores

  • Catarina Carneiro de Sousa Instituto Politécnico de Viseu

DOI:

https://doi.org/10.14195/2182-8830_3-1_12

Palavras-chave:

arte digital, mundos virtuais, avatares, Second Life

Resumo

Meta_Body é um projeto artístico participatório de partilha construção de avatares, em desenvolvimento em ambiente virtual colaborativo. Trata-se de um projeto de investigação-ação orientado e baseado na prática artística, uma vez que a abordagem teórica informa, mas também é informada pela praxis, e cujos principais eixos estruturantes da investigação são a constituição de uma corporeidade virtual e o processo criativo partilhado.

 

DOI: http://dx.doi.org/10.14195/2182-8830_3-1_12

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Catarina Carneiro de Sousa, Instituto Politécnico de Viseu

Catarina Carneiro de Sousa é uma artista portuguesa nascida no Porto, com formação inicial em Artes Plásticas e Estudos Artísticos. É doutoranda do Curso de Doutoramento em Arte Contemporânea do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra e assistente convidada da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. Desde 2008 tem dedicado a sua investigação e atividade artística a ambientes virtuais, concepção de avatares e construções digitais.

Referências

ASCOTT, Roy (2005). “Distance Makes the Art Grow Further: Distributed Authorship and Telematic Textuality in La Plissure du Texte.” In At a Distance: Precursors to Art and Activism on the Internet. Ed. Annmarie Chandler and Norie Neumark. Cambridge: The MIT Press. 282-296.

BIOCCA, Frank (1997). “The Cyborg’s Dilemma: Progressive Embodiment in Virtual Environments.” Journal of Computer-Mediated Communication 3.2. April 23 2012. http://jcmc.indiana.edu/vol3/issue2/biocca2.html.

BORGDORFF, Henk (2005). “The Debate on Research in the Arts.” De-partment of Political Science at the University of Gothenburg. January 8 2015. http://www.pol.gu.se/digitalAssets/1322/1322713_the_debate_on_research_in_the_arts.pdf.

BRUNS, Axel (2010). “Distributed Creativity: Filesharing and Produsage.” Ed. Stefan Sonvilla-Weiss. Mashup Cultures. Vienna: Springer. 24-37.

BRUNS, Axel (2007). “Produsage, Generation C, and Their Effects on the Democratic Process.” Proceedings Media in Transition 5. Boston: MIT.

BRUNS, Axel, and Jan-Hinrik Schmidt (2010). “Produsage: A Closer Look at Continuing Developments.” New Review of Hypermedia and Multimedia, 17.1: 3-7.

CAE (2002). “Collective Cultural Action: The Critical Art Ensemble.” Vari-ant 2, 15: 24-25.

CASSOLA, Fernando, Leonel Morgado, Fausto Carvalho, Hugo Paredes, Benjamim Fonseca, and Paulo Martins (2013). “Online-Gym: a 3D virtual gymnasium using Kinect interaction.” SLACTIONS 2013 - Research Conference on Virtual Worlds - Learning with Simulations. Elsevier.

CHURCHILL, E. F., and D. Snowdon (1998). “Collaborative Virtual Envi-ronments: An Introductory Review of Issues and Systems.” Virtual Reality , 3: 3-15.

COLEMAN, Beth (2011). Hello Avatar: Rise of the Networked Generation. Cambridge: MA: MIT Press.

GOMES, Clara (2014). “Interactividade e Produtilização na Internet – o Caso da Ciberperformance.” Artecapital. October 7 2014. December 12, 2014.

http://www.artecapital.net/perspetiva-167-clara-gomes-interactividade-e-produtilizacao-na-internet-o-caso-da-ciberformance.

IJSSELSTEIJN, Wijnand, and Giuseppe Riva (2003). “Being There: The Experience of Presence in Mediated Environments.” In Being There: Con-cepts, Effects and Measurement of User Presence in Synthetic Environments, by G. Riva, F. Davide and W.A (Eds.) IJsselsteijn, 3-16. Amsterdam: Ios Press.

LEAVY, Patricia (2009). Method Meets Art: Arts-Based Research Practice. New York: The Guilford Press.

LINDEN RESEARCH, Inc. Land. August 19, 2011. Agust 13 2013.

http://wiki.secondlife.com/wiki/Land.

PEARCE, Celia (2009). Communities of Play: Emergent Cultures in Multiplayer Games and Virtual Worlds. Cambridge: MIT Press.

SOUSA, Catarina Carneiro de (2014). “Meta_Body — um projecto artístico de construção de avatares enquanto partilha criativa.” Cultures-Kairós [online], Métamorphoses digitales: Expérimentations esthétiques et construction du sensible dans l’interaction humain-machine, Théma. 07 21 2014.

http://revues.mshparisnord.org/cultureskairos/index.php?id=886.

STEUER, Jonathan (1993). “Defining Virtual Reality: Dimensions Determin-ing Telepresence.” cybertherapy. October 15, 1993. February 11 2014.

http://ww.cybertherapy.info/pages/telepresence.pdf.

SULLIVAN, Graeme (2010). Art Practice as Research: Inquiry in Visual Arts. London: Sage.

VEERAPEN, Maeva (2011). “Encountering Oneself and the Other: A Case Study of Identity Formation in Second Life.” In Reinventing Ourselves: Contemporary Concepts of Identity in Virtual Worlds (Springer Series in Immersive Environments), by Anna Peachey and Mark (eds.) Childs, 81-100. London: Springer.

ZAGALO, Nelson (2012). “Machinima: A Creative Technology.” November 15, 2012. March 28 2014. http://www.slideshare.net/nzagalo/machinima-a-creative-technology.

Catarina Carneiro de Sousa, You See My Inside

##submission.downloads##

Publicado

2015-10-28

Como Citar

Sousa, Catarina Carneiro de. 2015. «Meta_Body: Uma Investigação Baseada Na Prática Artística». Matlit: Materialidades Da Literatura 3 (1):195-208. https://doi.org/10.14195/2182-8830_3-1_12.

Edição

Secção

Mediarama | Mediascape