Uma Breve Introdução ao Estudo da Estética Ecomidiática
DOI:
https://doi.org/10.14195/2182-8830_3-1_3Palavras-chave:
artemídia, arte ambiental, cibernética, energias alternativas, filosofia da moral, resiliência tecnológica.Resumo
Em linhas gerais, o artigo busca compreender a produção de uma área específica da artemídia (arte em multimeios), voltada à elaboração de uma variante da arte ecológica (tentativamente chamada de ecomidiática) que contribua com a capacidade de resiliência de infraestruturas e formulações éticas preocupadas com o futuro da humanidade e do planeta. A linha de investigação, portanto, divide-se em dois eixos: 1º, índices de artistas, coletivos e designers envolvidos na pesquisa de sistemas computacionais não convencionais, infraestruturas alternativas e energias renováveis; 2º, as relações que se estabelecem entre uma produção artística ecomidiática e conceitos filosóficos aplicados para uma teoria acerca da responsabilidade. O artigo associa dois ramos da filosofia (estética e ética) e, em particular, engloba áreas como ciência da computação, ecologia, energias alternativas, entre outras.
Downloads
Referências
AKL, Selim G. (2006). “Conventional or unconventional: Is any computer universal? Rigueurs et revers du calcul universel.” From utopian to genuine unconventional computers: splendeurs et miseres du calcul peu usuel. Coord. An-drew Adamatzky e Christof Teuscher. Frome: Luniver Press. 101-136.
ANGRIST, Stanley W. (1964). “Fluid control devices.” Scientific American 211.6: 80-88.
BARTLETT, Philip (2008). Bioelectrochemistry: fundamentals, experimental tech-niques and applications. Wiley Online Library.
BECK, Ulrich (1992). Risk society: towards a new modernity. Nova York: SAGE Publications Ltd.
BROWN, Andrew (2014). Art & Ecology Now. Reino Unido: Thames & Hudson.
CARIANI, Peter (1993). “To Evolve an Ear: Epistemological Implications of Gordon Pask's Electrochemical Devices.” Systems Research 10.3: 19-33.
CUBBITT, Sean (2005). Ecomedia. Amsterdã, Nova York: Rodolfi.
DUPUY, Jean-Pierre (2001). O Tempo das Catástrofes: Quando o Impossível é Uma Certeza. São Paulo: Realizações Editora.
FLYNN, Adam (2014). “Solarpunk: Notes toward a manifesto.” Hieroglyph. 20 de dezembro de 2013. http://hieroglyph.asu.edu/2014/09/solarpunk-notes-toward-a-manifesto
FOERSTER, Heinz von (1973). On Constructing a Reality. Virginia Polytechnic Institute: Virginia, US.
FOERSTER, Heinz von (1991). “Ethics and Second-Order Cybernetics.” Systemes, Ethiques: Perspectives en Therapie Familiale. Paris: ESF Editeur.
FONSECA, Felipe (2011). “Laboratórios do Pós-Digital.” baixacultura. 9 de julho de 2013. http://baixacultura.org/biblioteca/3-livros/laboratorio-do-pos-digital/
GORZ, Andre (1980). Ecology as Politics. Québec: Black Rose Books.
GREER, John Michael (2009). The Ecotechnic Future: Envisioning a Post-Peak World. New Society Publishers.
GROVE, Kevin (2014). “Agency, Affect, and the Immunological Politics of Disaster Resilience.” Environment and Planning D: Society and Space 32: 240–256.
GUNDERSON, Lance H. (2000). “Ecological Resilience.” Theory and Application. Annual Review of Ecology and Systematics 31.1: 425–439.
ILLICH, Ivan (2000). Energy and Equity. Reino Unido: Marion Boyars Pu-blishers.
JONAS, Hans (2011). O Princípio da Responsabilidade. Rio de Janeiro: editora Contraponto.
KAUFFMAN, Stuart (2008). Reinventing the Sacred: the Science of Complexity and the Emergence of a Natural Divinity. Nova York: Basic Books.
LEVINAS, Emmanuel (1985). Ethics and Infinity. Pittsburgh: Duquesne University Press.
MACHADO, Arlindo (2007). Arte e Mídia. São Paulo: Zahar.
MICHAUD, Yves. (2012). “The Aesthetics of Gilbert Simondon.” Gilbert Simondon: Being and Technology. Orgs. Arne De Boever et al. Edinburgh University Press. 121-134.
MORTON, Timothy (2007). Ecology Without Nature: Rethinking Environmental Aesthetics. Cambridge MA: Harvard University Press.
NIETZSCHE, Friedrich (2009). Genealogia da Moral: Uma Polêmica. São Paulo: Companhia das Letras.
PASK, Gordon (1961). An Approach to Cybernetics. Londres: Hutchinson.
PASK, Gordon (1959). “Physical Analogues to the Growth of a Concept.” Mechanisation of Thought Processes. Coord. A. Uttley. H.M. Stationery Office. 877-922.
PICKERING, Andrew (2010). The Cybernetic Brain: Sketches of Another Future. Chicago: University of Chicago Press.
PICKERING, Andrew (2009). “Beyond Design: Cybernetics, Biological Computers and Hylozoism.” Synthese 168: 469-91.
PURSGLOVE, David (1960). “Fluid 'Transistor' Circuits May Rival Elec-tronics.” Science and Mechanics: 81–84.
RAY, Partha Pratim (2010). “The Green Grid Saga: a Green Initiative to Data Centers.” Indian Journal of Computer Science and Engineering 1.4: 333-339.
REES, William E. (2014). “Sustainability vs. Resilience.” resilience.org. 10 de abril de 2015. http://www.resilience.org/stories/2014-07-16/sustainability-vs-resilience
SIMONDON, Gilbert (2009). La Individuación a la Luz de las Nociones de Forma y de Información. Buenos Aires: La Cebra y Cactus.
SIMONDON, Gilbert (1998). “Sobre a Técno-Estética: Carta a Jacques Derrida.” Tecnociência e Cultura: Ensaios Sobre o Tempo Presente. Coord. Hermetes Reis de Araújo. Tr. Stella Senra. São Paulo: Estação Liberdade. 253-266.
WEBSTER, Andy e Jon Bird (2008). “Better Living Through Electrochemis-try?.” Artful Ecologies: Art, Nature and Environment. Coord. Daro Montag. Festerman. 121-129.
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
MATLIT oferece acesso aberto integral a todos os números. Os autores que publicam nesta revista concordam com os princípios seguintes:
- Os autores mantêm a posse do copyright e concedem à revista o direito de fazer a primeira publicação do seu trabalho nos termos de uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), que permite a terceiros partilharem o trabalho com a condição de atribuição de autoria e de referência à publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem fazer contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada pela revista (por exemplo, publicá-la num repositório institucional ou num livro), com a condição de referirem a publicação inicial nesta revista.
- É permitido aos autores publicarem o seu trabalho em linha (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio sítio web) antes e durante o processo de arbitragem, já que isso proporciona interações produtivas, assim como a possibilidade de citações mais cedo e em maior quantidade do artigo publicado (Ver The Effect of Open Access).
- Uma licença CC em formato legível por máquina encontra-se inserida em todos os artigos publicados pela MATLIT.
MATLIT embraces online publishing and open access to all issues. Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).
- A CC licensing information in a machine-readable format is embedded in all articles published by MATLIT.
- Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
- No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.
Notices:
- You do not have to comply with the license for elements of the material in the public domain or where your use is permitted by an applicable exception or limitation.
- No warranties are given. The license may not give you all of the permissions necessary for your intended use. For example, other rights such as publicity, privacy, or moral rights may limit how you use the material.