Toward a Formal Ontology for Narrative

Autores

  • Fabio Ciotti Università di Roma Tor Vergata

DOI:

https://doi.org/10.14195/2182-8830_4-1_2

Palavras-chave:

narratologia computacional, estudos literários digitais, ontologia formal, teoria da personagem, leitura distante, análise textual

Resumo

Este artigo contém a justificação e um primeiro esboço de uma ontologia formal para a modelação de textos narrativos. Tomando como ponto de partida a narratologia semiótica e estruturalista, assim como o trabalho levado a cabo por Giuseppe Gigliozzi em Itália, no final da década de 1980, a minha investigação centra-se nos conceitos de personagem e de espaço/mundo narrativo. Este modelo formal é expresso através da linguagem de ontologia OWL 2. É adotada uma abordagem de modelação formal porque considero que os métodos puramente quantitativos-probabilísticos (atualmente em voga nos estudos literários digitais) são inadequados. Uma ontologia proporciona, por um lado, uma ferramenta de análise de textos estritamente literários. Por outro lado (embora isso exceda o âmbito do presente artigo), a sua formalização pode representar também um contributo significativo para fundamentar a aplicação de métodos narrativos fora de contextos académicos.

DOI: http://dx.doi.org/10.14195/2182-8830_4-1_2

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTONIOU, Grigoris, Frank Van Harmelen (2008). A Semantic Web Primer. Cambridge, Mass.: MIT Press.

BAADER, Franz, Sebastian Brandt, and Carsten Lutz (2005). “Pushing the EL envelope.” IJCAI. 5: 364-369.

BERNERS-LEE, Tim, James Hendler, and Ora Lassila (2001). “The Seman-tic Web.” Scientific American 284.5: 34–43. doi:10.1038/scientificamerican0501-34.

CIOTTI, Fabio (2014). “Digital Literary and Cultural Studies: State of the Art and Perspectives.” Between 4.8. doi: http://dx.doi.org/10.13125/2039-6597/1392.

DAMIANO, Rossana, Antonio Lieto (2013). “Ontological Representations of Narratives: a Case Study on Stories and Actions.” Proceedings of CMN13 (Computational Models of Narratives). Hamburg. 76-83.

DENNETT, Daniel C. (1990). “The Interpretation of Texts, People and Other Artifacts.” Philosophy and Phenomenological Research: 177-194.

DOLEŽEL, Lubomír (1998). Heterocosmica: Fiction and Possible Worlds. Balti-more: Johns Hopkins University Press.

ECO, Umberto (1975). Trattato di semiotica generale. Milano: Bompiani.

ECO, Umberto (1979). The Role of the Reader. Explorations in the Semiotics of Texts. Bloomington: Indiana University Press.

GIGLIOZZI, Giuseppe (1986). “If (not, la nonna ha gli occhi grandi) Then... favole – computers e mondi possibili.” Studi filosofici 7.9. Istituto Universitario Orientale, Dipartimento di filosofia e politica: 243-268.

GIGLIOZZI, Giuseppe (1987). “Codice, testo e interpretazione.” Studi di codifica e tratta-mento automatico di testi. Ed. G. Gigliozzi. Roma: Bulzoni. 65-84.

GIGLIOZZI, Giuseppe (1991). “Il genere narrativo tra analisi e generazione. Principi teorici e applicazioni computazionali.” Rècit et informatique. Ed. C. Cazalé. La Garenne-Colombes: Éditions de l'Espace européen.

GIGLIOZZI, Giuseppe, Sandra Giuliani (1993a). “Una parola che non dice nulla. Le «Novelle per un anno» di Luigi Pirandello. Due letture critiche e un espe-rimento d’analisi computazionale.” Fine della storia e storie senza fine. Ed. C. Cazalé. Nanterre: Université Paris X – Nanterre. 87-89.

GIGLIOZZI, Giuseppe (1993b). “La rete delle formiche. Un’applicazione di SebNet.” Fine della storia e storie senza fine. Ed. C. Cazalé. Nanterre: Université Paris X – Nanterre.137-157.

GIGLIOZZI, Giuseppe, and Paolo Sensini (1987). “SEB – Sistema esperto per l’analisi di brani. Per un’analisi automatica di fiabe.” Studi di codifica e trattamento automatico di testi. Ed. G. Gigliozzi. Roma: Bulzoni. 145-217.

GREIMAS, Algirdas Julien (1966). Sémantique structurale, recherche de méthode. Paris: Larousse.

GREIMAS, Algirdas Julien (1983). Du Sens II – Essais sémiotique. Paris: Éditions du Seuil.

GRUBER, Thomas R. (1993). “A Translation Approach to Portable Ontolo-gy Specifications.” Knowledge Acquisition 5.2: 199-220.

GRUBER, Thomas R. (2009). “Ontology.” Encyclopedia of Database Systems. Springer-Verlag.

GUARINO, Nicola, Daniel Oberle, and Steffen Staab (2009). “What is an Ontology?” Handbook on Ontologies. Berlin Heidelberg: Springer. 1-17.

HEATH, Tom, Christian Bizer (2011). Linked Data: Evolving the Web into a Global Data Space. Synthesis Lectures on the Semantic Web: Theory and Technology. Seattle, WA: Morgan & Claypool Publishers. doi:10.2200/S00334ED1V01Y201102WBE001.

HERMAN, David (1999). Narratologies: New Perspectives on Narrative Analysis. Columbus: Ohio State University Press.

JEWELL, Michael O., et al. (2005). “OntoMedia: An ontology for the representation of heterogeneous media.” Proceeding of SIGIR workshop on Multi-media Information Retrieval. ACM SIGIR.

JOCKERS, Matthew Lee (2013). Macroanalysis: Digital Methods and Literary History. Urbana: University of Illinois Press.

LEHNERT, Wendy G. (1981). “Plot Units and Narrative Summarization.” Cognitive Science 5.4: 293-331.

LOTMAN, Jury M. (1972). La struttura del testo poetico. Milano: Mursia.

MANI, Inderjeet (2013). Computational Modeling of Narrative. Synthesis Lectures on Human Language Technologies 18. Seattle, WA: Morgan & Claypool Publishers.

MEISTER, Jan Christoph (2003). Computing Action. A Narratological Approach. Berlin: Walter De Gruyter.

MINSKY, Marvin Lee (1974). A Framework for Representing Knowledge. Cam-bridge: Massachusetts Institute of Technology A.I. Laboratory.

MORETTI, Franco (2013a). “Operationalizing: Or, the Function of Measurement in Literary Theory.” New Left Review 84: 103-119.

MORETTI, Franco (2013b). Distant Reading. London: Verso.

PROPP, Vladimir Jakovievǐc (1968). Morphology of the Folktale. Austin: University of Texas Press.

RYAN, Marie-Laure (1991). Possible Worlds, Artificial Intelligence, and Narrative Theory. Bloomington: Indiana University Press.

SCHANK, Roger C. (1975). Conceptual Information Processing. Amsterdam: North-Holland.

SCHANK, Roger C., Robert P. Abelson (1977). Scripts, Plans, Goals, and Understanding: An Inquiry Into Human Knowledge Structures. Hillsdale, N.J.: L. Erlbaum Associates.

UNDERWOOD, Ted (2012). “Topic Modeling Made Just Simple Enough.” The Stone and the Shell. 7 Apr. 23 Jan. 2016. https://tedunderwood.wordpress.com/2012/04/07/topic-modeling-made-just-simple-enough/.

VAN DIJK, Teun A. (1977). “Perspective Paper: Complex Semantic Infor-mation Processing.” Natural Language in Information Processing. Eds. D.E. Walker, H. Karlgren and M. Kay. Skriptor: Stockholm. 127-163.

VAN DIJK, Teun A. (1979). “Cognitive Processing of Literary Discourse.” Poetics Today: 143-159.

W3C (2012a). “OWL 2 Web Ontology Language Document Overview.” Second Edition. 23 Jan. 2016. http://www.w3.org/TR/owl2-overview.

W3C (2012b). “OWL 2 Web Ontology Language Profiles.” Second Edition. 23 Jan. 2016. http://www.w3.org/TR/owl2-profiles/.

W3C (2013). “RIF Primer.” Second Edition. 23 Jan. 2016. http://www.w3.org/TR/2013/NOTE-rif-primer-20130205/.

ZÖLLNER-WEBER, Amélie (2006). “Formale Repräsentation und Beschreibung von literarischen Figuren.” Jahrbuch für Computerphilologie 7. Ed. G. Braungart, P. Gendolla, and F. Jannidis.187-203.

ZÖLLNER-WEBER, Amélie (2007). “Noctua literaria – A System for a Formal Description of Literary Characters.” Data Structures for Linguistic Resources and Applications. Ed. G. Rehm, A. Witt, A., and L. Lemnitzer. Tübingen. 113-121.

ZÖLLNER-WEBER, Amélie (2009). “Ontologies and Logic Reasoning as Tools in Humani-ties?” Digital Humanities Quarterly 3.4). 23 Jan. 2016. http://www.digitalhumanities.org/dhq/vol/3/4/000068/000068.html.

ZÖLLNER-WEBER, Amélie, and Andres Witt (2006). “Ontology for a Formal Description of Literary Characters.” Proceedings of Digital Humanities 2006. Paris. 350-352.

##submission.downloads##

Publicado

2016-02-28

Como Citar

Ciotti, Fabio. 2016. «Toward a Formal Ontology for Narrative». Matlit: Materialidades Da Literatura 4 (1):29-44. https://doi.org/10.14195/2182-8830_4-1_2.

Edição

Secção

Secção Temática | Thematic Section