Toward a Formal Ontology for Narrative
DOI:
https://doi.org/10.14195/2182-8830_4-1_2Palavras-chave:
narratologia computacional, estudos literários digitais, ontologia formal, teoria da personagem, leitura distante, análise textualResumo
Este artigo contém a justificação e um primeiro esboço de uma ontologia formal para a modelação de textos narrativos. Tomando como ponto de partida a narratologia semiótica e estruturalista, assim como o trabalho levado a cabo por Giuseppe Gigliozzi em Itália, no final da década de 1980, a minha investigação centra-se nos conceitos de personagem e de espaço/mundo narrativo. Este modelo formal é expresso através da linguagem de ontologia OWL 2. É adotada uma abordagem de modelação formal porque considero que os métodos puramente quantitativos-probabilísticos (atualmente em voga nos estudos literários digitais) são inadequados. Uma ontologia proporciona, por um lado, uma ferramenta de análise de textos estritamente literários. Por outro lado (embora isso exceda o âmbito do presente artigo), a sua formalização pode representar também um contributo significativo para fundamentar a aplicação de métodos narrativos fora de contextos académicos.
Downloads
Referências
ANTONIOU, Grigoris, Frank Van Harmelen (2008). A Semantic Web Primer. Cambridge, Mass.: MIT Press.
BAADER, Franz, Sebastian Brandt, and Carsten Lutz (2005). “Pushing the EL envelope.” IJCAI. 5: 364-369.
BERNERS-LEE, Tim, James Hendler, and Ora Lassila (2001). “The Seman-tic Web.” Scientific American 284.5: 34–43. doi:10.1038/scientificamerican0501-34.
CIOTTI, Fabio (2014). “Digital Literary and Cultural Studies: State of the Art and Perspectives.” Between 4.8. doi: http://dx.doi.org/10.13125/2039-6597/1392.
DAMIANO, Rossana, Antonio Lieto (2013). “Ontological Representations of Narratives: a Case Study on Stories and Actions.” Proceedings of CMN13 (Computational Models of Narratives). Hamburg. 76-83.
DENNETT, Daniel C. (1990). “The Interpretation of Texts, People and Other Artifacts.” Philosophy and Phenomenological Research: 177-194.
DOLEŽEL, Lubomír (1998). Heterocosmica: Fiction and Possible Worlds. Balti-more: Johns Hopkins University Press.
ECO, Umberto (1975). Trattato di semiotica generale. Milano: Bompiani.
ECO, Umberto (1979). The Role of the Reader. Explorations in the Semiotics of Texts. Bloomington: Indiana University Press.
GIGLIOZZI, Giuseppe (1986). “If (not, la nonna ha gli occhi grandi) Then... favole – computers e mondi possibili.” Studi filosofici 7.9. Istituto Universitario Orientale, Dipartimento di filosofia e politica: 243-268.
GIGLIOZZI, Giuseppe (1987). “Codice, testo e interpretazione.” Studi di codifica e tratta-mento automatico di testi. Ed. G. Gigliozzi. Roma: Bulzoni. 65-84.
GIGLIOZZI, Giuseppe (1991). “Il genere narrativo tra analisi e generazione. Principi teorici e applicazioni computazionali.” Rècit et informatique. Ed. C. Cazalé. La Garenne-Colombes: Éditions de l'Espace européen.
GIGLIOZZI, Giuseppe, Sandra Giuliani (1993a). “Una parola che non dice nulla. Le «Novelle per un anno» di Luigi Pirandello. Due letture critiche e un espe-rimento d’analisi computazionale.” Fine della storia e storie senza fine. Ed. C. Cazalé. Nanterre: Université Paris X – Nanterre. 87-89.
GIGLIOZZI, Giuseppe (1993b). “La rete delle formiche. Un’applicazione di SebNet.” Fine della storia e storie senza fine. Ed. C. Cazalé. Nanterre: Université Paris X – Nanterre.137-157.
GIGLIOZZI, Giuseppe, and Paolo Sensini (1987). “SEB – Sistema esperto per l’analisi di brani. Per un’analisi automatica di fiabe.” Studi di codifica e trattamento automatico di testi. Ed. G. Gigliozzi. Roma: Bulzoni. 145-217.
GREIMAS, Algirdas Julien (1966). Sémantique structurale, recherche de méthode. Paris: Larousse.
GREIMAS, Algirdas Julien (1983). Du Sens II – Essais sémiotique. Paris: Éditions du Seuil.
GRUBER, Thomas R. (1993). “A Translation Approach to Portable Ontolo-gy Specifications.” Knowledge Acquisition 5.2: 199-220.
GRUBER, Thomas R. (2009). “Ontology.” Encyclopedia of Database Systems. Springer-Verlag.
GUARINO, Nicola, Daniel Oberle, and Steffen Staab (2009). “What is an Ontology?” Handbook on Ontologies. Berlin Heidelberg: Springer. 1-17.
HEATH, Tom, Christian Bizer (2011). Linked Data: Evolving the Web into a Global Data Space. Synthesis Lectures on the Semantic Web: Theory and Technology. Seattle, WA: Morgan & Claypool Publishers. doi:10.2200/S00334ED1V01Y201102WBE001.
HERMAN, David (1999). Narratologies: New Perspectives on Narrative Analysis. Columbus: Ohio State University Press.
JEWELL, Michael O., et al. (2005). “OntoMedia: An ontology for the representation of heterogeneous media.” Proceeding of SIGIR workshop on Multi-media Information Retrieval. ACM SIGIR.
JOCKERS, Matthew Lee (2013). Macroanalysis: Digital Methods and Literary History. Urbana: University of Illinois Press.
LEHNERT, Wendy G. (1981). “Plot Units and Narrative Summarization.” Cognitive Science 5.4: 293-331.
LOTMAN, Jury M. (1972). La struttura del testo poetico. Milano: Mursia.
MANI, Inderjeet (2013). Computational Modeling of Narrative. Synthesis Lectures on Human Language Technologies 18. Seattle, WA: Morgan & Claypool Publishers.
MEISTER, Jan Christoph (2003). Computing Action. A Narratological Approach. Berlin: Walter De Gruyter.
MINSKY, Marvin Lee (1974). A Framework for Representing Knowledge. Cam-bridge: Massachusetts Institute of Technology A.I. Laboratory.
MORETTI, Franco (2013a). “Operationalizing: Or, the Function of Measurement in Literary Theory.” New Left Review 84: 103-119.
MORETTI, Franco (2013b). Distant Reading. London: Verso.
PROPP, Vladimir Jakovievǐc (1968). Morphology of the Folktale. Austin: University of Texas Press.
RYAN, Marie-Laure (1991). Possible Worlds, Artificial Intelligence, and Narrative Theory. Bloomington: Indiana University Press.
SCHANK, Roger C. (1975). Conceptual Information Processing. Amsterdam: North-Holland.
SCHANK, Roger C., Robert P. Abelson (1977). Scripts, Plans, Goals, and Understanding: An Inquiry Into Human Knowledge Structures. Hillsdale, N.J.: L. Erlbaum Associates.
UNDERWOOD, Ted (2012). “Topic Modeling Made Just Simple Enough.” The Stone and the Shell. 7 Apr. 23 Jan. 2016. https://tedunderwood.wordpress.com/2012/04/07/topic-modeling-made-just-simple-enough/.
VAN DIJK, Teun A. (1977). “Perspective Paper: Complex Semantic Infor-mation Processing.” Natural Language in Information Processing. Eds. D.E. Walker, H. Karlgren and M. Kay. Skriptor: Stockholm. 127-163.
VAN DIJK, Teun A. (1979). “Cognitive Processing of Literary Discourse.” Poetics Today: 143-159.
W3C (2012a). “OWL 2 Web Ontology Language Document Overview.” Second Edition. 23 Jan. 2016. http://www.w3.org/TR/owl2-overview.
W3C (2012b). “OWL 2 Web Ontology Language Profiles.” Second Edition. 23 Jan. 2016. http://www.w3.org/TR/owl2-profiles/.
W3C (2013). “RIF Primer.” Second Edition. 23 Jan. 2016. http://www.w3.org/TR/2013/NOTE-rif-primer-20130205/.
ZÖLLNER-WEBER, Amélie (2006). “Formale Repräsentation und Beschreibung von literarischen Figuren.” Jahrbuch für Computerphilologie 7. Ed. G. Braungart, P. Gendolla, and F. Jannidis.187-203.
ZÖLLNER-WEBER, Amélie (2007). “Noctua literaria – A System for a Formal Description of Literary Characters.” Data Structures for Linguistic Resources and Applications. Ed. G. Rehm, A. Witt, A., and L. Lemnitzer. Tübingen. 113-121.
ZÖLLNER-WEBER, Amélie (2009). “Ontologies and Logic Reasoning as Tools in Humani-ties?” Digital Humanities Quarterly 3.4). 23 Jan. 2016. http://www.digitalhumanities.org/dhq/vol/3/4/000068/000068.html.
ZÖLLNER-WEBER, Amélie, and Andres Witt (2006). “Ontology for a Formal Description of Literary Characters.” Proceedings of Digital Humanities 2006. Paris. 350-352.
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
MATLIT oferece acesso aberto integral a todos os números. Os autores que publicam nesta revista concordam com os princípios seguintes:
- Os autores mantêm a posse do copyright e concedem à revista o direito de fazer a primeira publicação do seu trabalho nos termos de uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), que permite a terceiros partilharem o trabalho com a condição de atribuição de autoria e de referência à publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem fazer contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada pela revista (por exemplo, publicá-la num repositório institucional ou num livro), com a condição de referirem a publicação inicial nesta revista.
- É permitido aos autores publicarem o seu trabalho em linha (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio sítio web) antes e durante o processo de arbitragem, já que isso proporciona interações produtivas, assim como a possibilidade de citações mais cedo e em maior quantidade do artigo publicado (Ver The Effect of Open Access).
- Uma licença CC em formato legível por máquina encontra-se inserida em todos os artigos publicados pela MATLIT.
MATLIT embraces online publishing and open access to all issues. Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).
- A CC licensing information in a machine-readable format is embedded in all articles published by MATLIT.
- Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
- No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.
Notices:
- You do not have to comply with the license for elements of the material in the public domain or where your use is permitted by an applicable exception or limitation.
- No warranties are given. The license may not give you all of the permissions necessary for your intended use. For example, other rights such as publicity, privacy, or moral rights may limit how you use the material.