A Literatura Eletrónica como Construção Paratextual
DOI:
https://doi.org/10.14195/2182-8830_6-1_1Palavras-chave:
paratexto, autodescrição sistémica, poesia experimental, institucionalização, sinais poetológicosResumo
A discussão que aqui se apresenta tem como objetivo refletir acerca do modo como a literatura eletrónica e os campos a ela filiados ou relacionados se autodescrevem paratextualmente. Argumentarei que a construção social da ‘literatura eletrónica’ é dominada pela sua autodescrição sistémica. A construção paratextual trabalha com a atribuição do nome de género ‘literatura eletrónica’ e descrições discursivas ou reflexões sobre fenómenos da prática artística e foi institucionalizada em grande medida pela Electronic Literature Organization. O argumento é desenvolvido observando práticas paratextuais em narrativas fundadoras, arquivos e coleções relacionadas com a ELO. Esta perspectiva é contextualizada examinando as autodescrições na pré-história da e-lit dentro do programa artístico de experimentação poiética.
Downloads
Referências
BAILEY, Richard (1973). “Preface.” Computer Poems. Ed. Richard Bailey. Drummond Island, MI: Po-togannissing Press. n.p.
BLOCK, Friedrich W. (2010). “How to Construct the Genre of Digital Poetry. A User Manual.” Beyond the Screen: Transformations of Literary Structures, Interfaces and Genres. Eds. Jörgen Schäfer and Peter Gendolla. Bielefeld: Transcript. 391–402.
BLOCK, Friedrich W. (2000). “Vorwort: p0es1s – international digital poetry.” p0es1s – Internationale digitale Poesie / International Digital Poetry. Ed. F. W. Block. Kassel: Jenior. n.p.
BLOCK, Friedrich W. (2015). p0es1s. Rückblick auf die digitale Poesie. Graz, Klagenfurt: Ritter.
BOLTER, Jay David (1985). “The Idea of Literature in the Electronic Medium.” Computers in the Liberal Arts 39: 23–34.
DESROCHERS, Nadine and Daniel Apollon, eds. (2014). Examining Paratextual Theory and its Applications in Digital Culture. Hershey: Information Science Reference.
EMERSON, Lori (2011). “on ‘e-literature’ as a field.” 9 June 2018. https://loriemerson.net/2011/10/12/on-e-literature-as-a-field/
GARNIER, Pierre (1964). “Position I du Movement International.” Les Lettres 8(32). Quoted from: Garnier, Pierre (1968). Spatialisme et poésie concrète. Paris: Éditions Gallimard.
GENETTE, Gérard (1997). Paratexts. Thresholds of interpretation. Cambridge: Cambridge University Press.
HAYLES, N. Katherine (2007). “Electronic Literature: What is it?.” 9 June 2018. http://eliterature.org/pad/elp.html.
KAC, Eduardo (1996). “Introduction.” Visible Language 30(2): 98–101.
LAIRE, ed. (1989). alire. révue animée d´écrits de source électronique 1.
LUHMANN, Niklas (2000). Art as a Social System. Stanford, CA: Stanford University Press.
LUHMANN, Niklas (1995). Social Systems. Stanford, CA: Stanford University Press.
MELO E CASTRO, Ernesto M. (2014 [1965]). “Experimental Poetry”. PO.EX. Essays from Portugal on Cyberliterature & Intermedia by Pedro Barbosa, Ana Hatherly, and E.M. de Melo e Castro. Eds. Rui Torres and Sandy Baldwin. Morgantown: Center for Literary Computing. 71–76. https://www.po-ex.net/pdfs/meloecastro_ch7.pdf
REICHARDT, Jasia (1968). “Introduction.” Cybernetic Serendipity – the computer and the arts. Ed. Jasia Reichardt. London, New York: Studio International. 5.
RETTBERG, Jill Walker (2012). “Electronic Literature Seen from a Distance. The Beginnings of a Field.” Dichtung Digital 41. 9 June 2018. http://www.dichtung-digital.de/journal/archiv/?postID=278
RETTBERG, Scott (2012). “Developing an Identity for the Field of Electronic Literature. Reflections on the Electronic Literature Organization Archives.” Dichtung Digital 41. 9 June 2018. http://www.dichtung-digital.org/2012/41/rettberg.htm
ROUX, Jean-Luis (1964). “no title.” Jean A. Baudot, La machine à écrire, mise en marche et programmé par Jean A. Baudot. Montréal: Les Éditions du Jour. 83–88.
TABBI, Joseph (n.d.). “Manifesto.” 9 June 2018. http://cellproject.net/manifesto
TORRES, Rui, and Manuel Portela (2013). “Géneros da Poesia Experimental Portuguesa.” 9 June 2018. http://po-ex.net/generos
VAN DIJK, Yra (2014). “The Margins of Bookishness: Paratexts in Digital Literature.” Examining Paratex tual Theory and its Applications in Digital Culture. Eds. Nadine Desrochers and Daniel Apollon. Her-shey: Information Science Reference. 24–45.
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
MATLIT oferece acesso aberto integral a todos os números. Os autores que publicam nesta revista concordam com os princípios seguintes:
- Os autores mantêm a posse do copyright e concedem à revista o direito de fazer a primeira publicação do seu trabalho nos termos de uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), que permite a terceiros partilharem o trabalho com a condição de atribuição de autoria e de referência à publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem fazer contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada pela revista (por exemplo, publicá-la num repositório institucional ou num livro), com a condição de referirem a publicação inicial nesta revista.
- É permitido aos autores publicarem o seu trabalho em linha (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio sítio web) antes e durante o processo de arbitragem, já que isso proporciona interações produtivas, assim como a possibilidade de citações mais cedo e em maior quantidade do artigo publicado (Ver The Effect of Open Access).
- Uma licença CC em formato legível por máquina encontra-se inserida em todos os artigos publicados pela MATLIT.
MATLIT embraces online publishing and open access to all issues. Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).
- A CC licensing information in a machine-readable format is embedded in all articles published by MATLIT.
- Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
- No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.
Notices:
- You do not have to comply with the license for elements of the material in the public domain or where your use is permitted by an applicable exception or limitation.
- No warranties are given. The license may not give you all of the permissions necessary for your intended use. For example, other rights such as publicity, privacy, or moral rights may limit how you use the material.