Sobre Poesia Gerativa: Características Estruturais, Estilísticas e Lexicais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14195/2182-8830_6-1_5

Palavras-chave:

poesia gerativa, restrições Oulipianas, Dada, aleatório, permutacional, combinatório

Resumo

Este artigo trata certos aspetos-chave dos métodos Oulipo e Dada e da sua implementação na poesia eletrónica gerativa. As restrições Oulipianas, como os acrósticos, tautogramas, limitações numéricas simples e algoritmos combinatórios, são facilmente integradas em ambientes digitais. A análise das peculiaridades estruturais, lexicais e estilísticas da poesia gerativa é ilustrada por esquemas permutacionais (Poem.exe de Liam Cooke, Book of all Words de Józef Żuk Piwkowski), padrões combinatórios (Frequency de Scott Rettberg) e modelos sintáticos (Dizains de Marcel Bénabou, Triolets de Paul Braffort) de poemas eletrónicos. Muitos dos poemas eletrónicos combinatórios e permutacionais apresentam versões tecnologicamente aprimoradas das restrições Oulipo e de técnicas Dada, tais como a poesia de forma aberta e o uso de componentes gráficos e de imagem na sua estrutura. No entanto, o ambiente eletrónico também lhes confere um estatuto ambivalente. Embora a superfície de um poema eletrónico pareça aberta e aleatória, a sua estrutura interna está pré-configurada para usar parâmetros estabelecidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABISH, Walter (1974). Alphabetical Africa. New York: Directions Publishing Corporation.

BÉNABOU, Marcel (2016). “Dizains.” Electronic Literature Collection 3. Cambridge, MA: Electronic Litera-ture Organization. 31 May 2017. http://collection.eliterature.org/3/work.html?work=dizains.

BONCH-OSMOLOVSKAYA, Tatiana (2005). “Lectures on combinatorial literature. Lecture 12.” Articles on combinatorial art. 31 May 2017. http://www.ashtray.ru/main/texts/bonch_course/l12-1.htm.

BRAFFORT, Paul (2016). “Triolets.” Electronic Literature Collection 3. Cambridge, MA: Electronic Literature Organization. 31 May 2017. http://collection.eliterature.org/3/work.html?work=triolets.

COOKE, Liam (2016). “Poem.exe.” Electronic Literature Collection 3. Cambridge, MA: Electronic Literature Organization. 31 May 2017. http://collection.eliterature.org/3/work.html?work=poem-exe.

FLORES, Leonardo (2013). “Frequency [Four Square, Two Towers] by Scott Rettberg and the Machine (part 5 of 5).” I love epoetry. 31 May 2017. http://iloveepoetry.com/?p=66.

FUNKHOUSER, Christopher (2008). “Digital Poetry.” Companion to Digital Literary Studies. Eds. Susan Schreibman and Ray Siemens. Oxford: Blackwell. 31 May 2017. http://digitalhumanities.org:3030/companion/view?docId=blackwell/9781405148641/9781405148641.xml&chunk.id=ss1-5-11&toc.depth=1&toc.id=ss1-5-11&brand=9781405148641_brand .

PEREC, Georges (1976). Alphabets. Paris: Galilée.

PIWKOWSKI, Józef Żuk (2016). “Book of all words.” Electronic Literature Collection 3. Cambridge, MA: Electronic Literature Organization. 31 May 2017. http://collection.eliterature.org/3/work.html?work=book-of-all-words.

RETTBERG, Scott (2016). “Frequency.” Electronic Literature Collection 3. Cambridge, MA: Electronic Litera-ture Organization. 31 May 2017. http://collection.eliterature.org/3/work.html?work=frequency.

WILMANSKI, Tomasz (2009). “Visual Poetry in the context of artist’s book.” Galeria At. 31 May 2017. http://www.galeria-at.siteor.pl/text-books-ang?edit_mode=true.

##submission.downloads##

Publicado

2018-08-10

Como Citar

Kuchina, Svetlana Anatolevna. 2018. «Sobre Poesia Gerativa: Características Estruturais, Estilísticas E Lexicais». Matlit: Materialidades Da Literatura 6 (1):73-83. https://doi.org/10.14195/2182-8830_6-1_5.

Edição

Secção

Secção Temática | Thematic Section