O Peso da Luz
DOI:
https://doi.org/10.14195/2182-8830_6-2_1Palavras-chave:
comunidade, tecnologia, Antropoceno, pharmakon, escritaResumo
Este texto explora as implicações materiais da leitura e escrita eletrónicas no Antropoceno. Faz isso examinando brevemente as consequências que a produção e o uso de dispositivos eletrónicos têm nos ecossistemas e nos contextos sociais. São oferecidas diferentes perspetivas sobre como um leitor ou escritor pode lidar com os efeitos negativos dos sistemas sociotécnicos: contenção, consciência farmacológica e sentido de comunhão. Tais perspetivas podem ser transformadas em ferramentas de leitura e escrita para o Antropoceno que permitam aos leitores e escritores de literatura eletrónica integrar a noção de comunidade alargada, ou seja, de uma cumplicidade íntima e paradoxal com humanos e não humanos próximos e remotos, convidando-os a entrar no texto digital.
Downloads
Referências
BURGIS, Tom (2015). The Looting Machine: Warlords, Tycoons, Smugglers and the Systematic Theft of Africa’s Wealth. London: William Collins.
Centro de Derechos Humanos Miguel Agustín Pro Juárez (2014). Manual Antiminero. Mexico: Centro ProDH.
COHEN, Anthony P. (1985). The Symbolic Construction of Community. Chichester: Ellis Horwood.
GUILLÉN VICENTE, Alfonso (2014). “El artículo 27 constitucional y la Reforma Energética.” Hechos y Derechos [Online] 1.19.
HARAWAY, Donna (2015). “Anthropocene, Capitalocene, Plantationocene, Chthulucene.” Environmental Humanities 6: 159-165.
HARAWAY, Donna (2016). Staying with the Trouble: Making Kin in the Chthulucene. Durham, NC: Duke University Press.
HARMAN, Graham (2013). Bells and Whistles. Winchester: Zero Books.
MARCUSE, Herbert (2010). El hombre unidimensional. Barcelona: Ariel.
MOORE, Jason (2017). “The Capitalocene, Part I: On the nature and origins of our ecological crisis.” The Journal of Peasant Studies 44.3: 594-630.
MORTON, Timothy (2012). “An object-oriented defense of poetry.” New Literary History 43.2: 205-224.
MORTON, Timothy (2013). Hyperobjects: Philosophy and Ecology after the End of the World. Minneapolis, MN: University of Minnesota Press.
PARIKKA, Jussi (2014). The Anthrobscene. Minneapolis, MN: University of Minnesota Press.
RIVERA GARZA, Cristina (2013). Los muertos indóciles. Necroescritura y desapropiación. México: Tusquets.
STIEGLER, Bernard (2015). Lo que hace que la vida merezca ser vivida. Madrid: Avarigani.
STIEGLER, Bernard (2016). The Automatic Society. Volume 1: The Future of Work. Transl. by Daniel Ross. Cambridge: Wiley, 2016.
SWANSTROM, Lisa (2016). “The Peripheral Future.” Electronic Book Review [Online]. April 3, 2016. 24 June 2017. http://www.electronicbookreview.com/thread/criticalecologies/peripheral
TISSELLI, Eugenio (2011). “Why I have stopped creating E-lit.” Netartery [Online]. November 25, 2011. 24 June 2017. http://netartery.vispo.com/?p=1211
TISSELLI, Eugenio (2014). “Sauti ya Wakulima: Listening to the Voice of Tanzanian Farmers.” Mobile Media Making in an Age of Smartphones. Ed. Marsha Berry and Max Schleser. New York: Palgrave Macmillan. 82-91.
STEFFEN, Will, Jacques Grinevald, Paul Crutzen, and John McNeill (2011). “The Anthropocene: conceptual and historical perspectives.” Philosophical Transactions of the Royal Society of London A (Mathematical, Physical and
Engineering Sciences) 369: 842–867. doi: 10.1098/rsta.2010.0327
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
MATLIT oferece acesso aberto integral a todos os números. Os autores que publicam nesta revista concordam com os princípios seguintes:
- Os autores mantêm a posse do copyright e concedem à revista o direito de fazer a primeira publicação do seu trabalho nos termos de uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), que permite a terceiros partilharem o trabalho com a condição de atribuição de autoria e de referência à publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem fazer contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada pela revista (por exemplo, publicá-la num repositório institucional ou num livro), com a condição de referirem a publicação inicial nesta revista.
- É permitido aos autores publicarem o seu trabalho em linha (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio sítio web) antes e durante o processo de arbitragem, já que isso proporciona interações produtivas, assim como a possibilidade de citações mais cedo e em maior quantidade do artigo publicado (Ver The Effect of Open Access).
- Uma licença CC em formato legível por máquina encontra-se inserida em todos os artigos publicados pela MATLIT.
MATLIT embraces online publishing and open access to all issues. Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).
- A CC licensing information in a machine-readable format is embedded in all articles published by MATLIT.
- Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
- No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.
Notices:
- You do not have to comply with the license for elements of the material in the public domain or where your use is permitted by an applicable exception or limitation.
- No warranties are given. The license may not give you all of the permissions necessary for your intended use. For example, other rights such as publicity, privacy, or moral rights may limit how you use the material.