Experiências de Leitura Literária Digital por Leitores Jovens
DOI:
https://doi.org/10.14195/2182-8830_6-2_13Palavras-chave:
literatura digital, literatura digitalizada, leitores jovens, formação de leitoresResumo
Neste artigo apresentamos um recorte dos resultados de uma pesquisa realizada com jovens brasileiros de 15 a 18 anos, pertencentes a estratos socioeconômicos diferenciados. Identificamos as formas de busca e de acesso às obras e as experiências de leitura literária digital, considerando que esta compreende a leitura de obras de literatura digital e digitalizada. Fundamentamos o nosso trabalho em estudos sobre a história do livro e da leitura, literatura juvenil, sociologia da leitura, multimodalidade e os gêneros digitais literários. Aplicamos um questionário a 342 jovens, um questionário semiaberto a 68 jovens, e acompanhamos as práticas de leitura literária digital de 6 leitores jovens por meio de entrevistas semiestruturadas. Os ambientes digitais de busca são diversos, mas nem sempre fáceis de serem conhecidos pelos leitores jovens. Para cada tipo de leitura literária digital existem formas específicas para acessá-las nos ambientes digitais que as disponibilizam.
Downloads
Referências
BOLTER, Jay David, and Richard Grusin (2000). Remediation: Understanding New Media. Cambridge: The MIT Press.
CHARTIER, Anne Marie (2016). “Os três modelos da leitura entre os séculos XVI e XXI: como as práticas sociais transformam os métodos de ensino.” Revista Brasileira de História da Educação. 16.1: 207-214.
CHARTIER, Roger (1997). A Ordem dos Livros. Transl. Leonor Graça. Lisboa: Passagens.
CHARTIER, Roger (1998). A Aventura do Livro: Do Leitor ao Navegador. Transl. Reginaldo Moraes. São Paulo: UNESP.
CHARTIER, Roger (2002). Os Desafios da Escrita. Transl. Leonor Graça.São Paulo: UNESP.
CHARTIER, Roger (2011). “Do Livro à Leitura.” Práticas de Leitura. Transl. Cristiane Nascimento. 5ª ed. São Paulo: Estação Liberdade.
COLOMER, Teresa (2003). Formação do Leitor Literário. Transl. Laura Sandroni. São Paulo: Global.
COLOMER, Teresa (2007). Andar entre Livros: A Leitura Literária na Escola. Transl. Laura Sandroni. São Paulo: Global.
DARNTON, Robert (2010). A Questão dos Livros: Passado, Presente e Futuro. Transl. Daniel Pelizzari. São Paulo: Companhia das Letras.
DIAZ-PLAJA, Ana (2008). “Entre Llibres: La constucció d’un itinerari lector propi en l’adolescència.” Lectures adolescents. Barcelona: GRAÓ. 117-147.
HAYLES, N. Katherine (2009). Literatura Eletrônica: Novos Horizontes para o Literário. Transl. Luciana Lhullier and Ricardo Moura Buchweitz. São Paulo: Global.
GOMEZ, Antônio Castilho (2014). Livros e leituras na Espanha no século de Ouro. Transl. Cláudio Giordano São Paulo: Ateliê Editorial.
JENKINS, Henry. (2009). Cultura da Convergência. Transl. Susana Alexandria. 2ª ed. São Paulo: Aleph.
LEVERATTO, Jean-Marc, and Mary Leontsini (2008). Internet et la sociabilité littéraire. Paris: Éditions de la
Bibliothéque publique de ínformation.
TORRES, Rui. (2007). “Poesia Experimental e ciberliteratura: por uma literatura marginalizada.” Poesia Experimental Portuguesa: Enquadramento Teórico e Contexto Crítico da PO.EX. Volume 1: 116-127. Porto: Imprensa da Universidade Fernando Pessoa. 20 de fevereiro de 2018. https://po-ex.net/evaluation/PDF/torres_flup.pdf.
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
MATLIT oferece acesso aberto integral a todos os números. Os autores que publicam nesta revista concordam com os princípios seguintes:
- Os autores mantêm a posse do copyright e concedem à revista o direito de fazer a primeira publicação do seu trabalho nos termos de uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), que permite a terceiros partilharem o trabalho com a condição de atribuição de autoria e de referência à publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem fazer contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada pela revista (por exemplo, publicá-la num repositório institucional ou num livro), com a condição de referirem a publicação inicial nesta revista.
- É permitido aos autores publicarem o seu trabalho em linha (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio sítio web) antes e durante o processo de arbitragem, já que isso proporciona interações produtivas, assim como a possibilidade de citações mais cedo e em maior quantidade do artigo publicado (Ver The Effect of Open Access).
- Uma licença CC em formato legível por máquina encontra-se inserida em todos os artigos publicados pela MATLIT.
MATLIT embraces online publishing and open access to all issues. Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).
- A CC licensing information in a machine-readable format is embedded in all articles published by MATLIT.
- Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
- No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.
Notices:
- You do not have to comply with the license for elements of the material in the public domain or where your use is permitted by an applicable exception or limitation.
- No warranties are given. The license may not give you all of the permissions necessary for your intended use. For example, other rights such as publicity, privacy, or moral rights may limit how you use the material.