Campos Íntimos: Uma Caixa para Literatura Eletrónica
DOI:
https://doi.org/10.14195/2182-8830_6-2_14Palavras-chave:
literatura eletrónica, poesia, tecnologias de campo de proximidade, artesanato, intimidade, Bachelard, têxteis, cartasResumo
Este artigo descreve o desenvolvimento de Intimate Fields [Campos íntimos], uma instalação que reúne tecnologias de “campo de proximidade” de épocas marcadamente diferentes para argumentar que o sigilo, a ausência e a distância constituem características da experiência da intimidade humana. Observando os séculos XVI e XVII, o nosso projeto expande para as tecnologias digitais o conceito de “posy” e a prática da sua criação e disseminação. Os “posies” são poemas curtos pensados para serem inscritos em objetos oferecidos, frequentemente em anéis. Estes acessórios feitos “à medida” destinam-se a ser usados no corpo e a significar ou transacionar relações amorosas, funcionar como memento mori, ou até mesmo permitir modos privados e subversivos de devoção religiosa. Os “posies” e os seus objetos eram amplamente usados como lembranças de intimidade ou como portais para a memória. Ao mesmo tempo, as próprias inscrições, particularmente nos anéis de cortejo, são geralmente genéricas e foram coligidas e publicadas em livros impressos para uso e adaptação. Ao inter-animar os métodos atuais de comunicação em “campo de proximidade” e os modernos “wearables,” este projeto explora o modo como as tecnologias de texto e de código e as linguagens que contêm podem criar, interromper ou re-formar as relações interpessoais.
Downloads
Referências
BERTOLET, Anna Riehl (2015). “‘Like Two Artificial Gods’: Needlework and Female Bonding in A Midsum-mer Night’s Dream.” Medieval Clothing and Textiles 11. Eds. Robin Netherton and Gale R. Owen-Crocker. Suffolk: Boydell & Brewer. 159–78.
CHAUCER, Geoffrey (1926). The Book of Troilus and Criseyde. Princeton: Princeton University Press.
CRICK, Julia C., and Alexandra Walsham (2004). “Introduction: Script, Print, and History.” The Uses of Script and Print, 1300-1700. Cambridge: Cambridge University Press. 1-28.
DEXTER, Scott (2012). “The Esthetics of Hidden Things.” Berry, D. ed. Understanding Digital Humanities. Ed. D. Berry. London, GB: Palgrave Macmillan. 127-144.
DUGAN, Holly (2011). The Ephemeral History of Perfume: Scent and Sense in Early Modern England. Balti-more, MD: Johns Hopkins University Press.
FLEMING, Juliet (2001). Graffiti and The Writing Arts of Early Modern England. London: Reaktion Books.
KING, Kate (2010). “Pastpresents: Playing Cat’s Cradle with Donna Haraway.” 22 May 2017. http://playingcatscradle.blogspot.com/2010/10/katie-king-womens-studies-university-of.html.
LYLY, John (2003). John Lyly “Euphues: The Anatomy of Wit” and “Euphues and His England”: An Annotated, Modern-Spelling Edition. Ed. Leah Scragg. Manchester: Manchester University Press.
MIRABELLA, Bella (2016). “Embellishing Herself with a Cloth: The Contradictory Life of the Handker-chief,” Ornamentalism. Ed. Bella Mirabella. Ann Arbor: The University of Michigan Press 2011. 59-82.
MUNROE, Jennifer (2005). “‘In This Strang Labourinth, How Shall I Turne?’: Needlework, Gardens, and Writing in Mary Wroth’s ‘Pamphilia to Amphilanthus.’” Tulsa Studies in Women’s Literature 24.1: 35–55.
SAYERS, Jentery (2015). “Kits for Cultural History, or Fluxkits for Scholarly Communication.” Hyperrhiz: New Media Cultures 13. doi: 10.20415/hyp/013.w02
SHAILOR, Barbara A. (1994). The Medieval Book. Toronto: University of Toronto Press.
SMITH, Daniel Starza (2013). “Other Locking Mechanisms: Silk Floss, Ribbons, String, Slits and Holes.” 20 May 2017 https://www.bessofhardwick.org/background.jsp?id=163.
STEWART, Susan (1993). On Longing: Narrative of the Miniature, the Gigantic, the Souvenir, the Collection. Durham: Duke UP.
SUCHMAN, Lucy (1999). “Human/Machine Reconsidered” (draft). Published by the Department of Sociol-ogy, Lancaster University. http://www.lancaster.ac.uk/sociology/soc040ls.html.
TARTE, Segolene M. (2011). “Digital Visual Representations in Papyrology: Implications on the Nature of Digital Artefacts.” Academia.Edu. 1–16.
WOLFE, Heather (2012). “‘Neatly Sealed, with Silk, and Spanish Wax or Otherwise’: The Practice of Letter-Locking with Silk Floss in Early Modern England.” In the Prayse of Writing: Early Modern Manuscript Studies. Eds. S.P. Cerasano and Steven W. May. London: The British Library.
ZIEGLER, Giorgianna (2000). “‘’More than Feminine Boldness’’: The Gift Books of Esther Inglis.’” Women, Writing, and the Reproduction of Culture in Tudor and Stuart Britain. Eds. Mary Elizabeth Burke, Jane Donawerth, Karen Nelson, and Linda L. Dove. New York: Syracuse University Press. 19-37.

##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
MATLIT oferece acesso aberto integral a todos os números. Os autores que publicam nesta revista concordam com os princípios seguintes:
- Os autores mantêm a posse do copyright e concedem à revista o direito de fazer a primeira publicação do seu trabalho nos termos de uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), que permite a terceiros partilharem o trabalho com a condição de atribuição de autoria e de referência à publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem fazer contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada pela revista (por exemplo, publicá-la num repositório institucional ou num livro), com a condição de referirem a publicação inicial nesta revista.
- É permitido aos autores publicarem o seu trabalho em linha (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio sítio web) antes e durante o processo de arbitragem, já que isso proporciona interações produtivas, assim como a possibilidade de citações mais cedo e em maior quantidade do artigo publicado (Ver The Effect of Open Access).
- Uma licença CC em formato legível por máquina encontra-se inserida em todos os artigos publicados pela MATLIT.
MATLIT embraces online publishing and open access to all issues. Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).
- A CC licensing information in a machine-readable format is embedded in all articles published by MATLIT.
- Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
- No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.
Notices:
- You do not have to comply with the license for elements of the material in the public domain or where your use is permitted by an applicable exception or limitation.
- No warranties are given. The license may not give you all of the permissions necessary for your intended use. For example, other rights such as publicity, privacy, or moral rights may limit how you use the material.