Campos Íntimos: Uma Caixa para Literatura Eletrónica

Autores

  • Margaret Simon North Carolina State University
  • Helen J. Burgess North Carolina State University

DOI:

https://doi.org/10.14195/2182-8830_6-2_14

Palavras-chave:

literatura eletrónica, poesia, tecnologias de campo de proximidade, artesanato, intimidade, Bachelard, têxteis, cartas

Resumo

Este artigo descreve o desenvolvimento de Intimate Fields [Campos íntimos], uma instalação que reúne tecnologias de “campo de proximidade” de épocas marcadamente diferentes para argumentar que o sigilo, a ausência e a distância constituem características da experiência da intimidade humana. Observando os séculos XVI e XVII, o nosso projeto expande para as tecnologias digitais o conceito de “posy” e a prática da sua criação e disseminação. Os “posies” são poemas curtos pensados para serem inscritos em objetos oferecidos, frequentemente em anéis. Estes acessórios feitos “à medida” destinam-se a ser usados no corpo e a significar ou transacionar relações amorosas, funcionar como memento mori, ou até mesmo permitir modos privados e subversivos de devoção religiosa. Os “posies” e os seus objetos eram amplamente usados como lembranças de intimidade ou como portais para a memória. Ao mesmo tempo, as próprias inscrições, particularmente nos anéis de cortejo, são geralmente genéricas e foram coligidas e publicadas em livros impressos para uso e adaptação. Ao inter-animar os métodos atuais de comunicação em “campo de proximidade” e os modernos “wearables,” este projeto explora o modo como as tecnologias de texto e de código e as linguagens que contêm podem criar, interromper ou re-formar as relações interpessoais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BACHELARD, Gaston (1994). The Poetics of Space [1958]. Boston, MA: Beacon Press.

BERTOLET, Anna Riehl (2015). “‘Like Two Artificial Gods’: Needlework and Female Bonding in A Midsum-mer Night’s Dream.” Medieval Clothing and Textiles 11. Eds. Robin Netherton and Gale R. Owen-Crocker. Suffolk: Boydell & Brewer. 159–78.

CHAUCER, Geoffrey (1926). The Book of Troilus and Criseyde. Princeton: Princeton University Press.

CRICK, Julia C., and Alexandra Walsham (2004). “Introduction: Script, Print, and History.” The Uses of Script and Print, 1300-1700. Cambridge: Cambridge University Press. 1-28.

DEXTER, Scott (2012). “The Esthetics of Hidden Things.” Berry, D. ed. Understanding Digital Humanities. Ed. D. Berry. London, GB: Palgrave Macmillan. 127-144.

DUGAN, Holly (2011). The Ephemeral History of Perfume: Scent and Sense in Early Modern England. Balti-more, MD: Johns Hopkins University Press.

FLEMING, Juliet (2001). Graffiti and The Writing Arts of Early Modern England. London: Reaktion Books.

KING, Kate (2010). “Pastpresents: Playing Cat’s Cradle with Donna Haraway.” 22 May 2017. http://playingcatscradle.blogspot.com/2010/10/katie-king-womens-studies-university-of.html.

LYLY, John (2003). John Lyly “Euphues: The Anatomy of Wit” and “Euphues and His England”: An Annotated, Modern-Spelling Edition. Ed. Leah Scragg. Manchester: Manchester University Press.

MIRABELLA, Bella (2016). “Embellishing Herself with a Cloth: The Contradictory Life of the Handker-chief,” Ornamentalism. Ed. Bella Mirabella. Ann Arbor: The University of Michigan Press 2011. 59-82.

MUNROE, Jennifer (2005). “‘In This Strang Labourinth, How Shall I Turne?’: Needlework, Gardens, and Writing in Mary Wroth’s ‘Pamphilia to Amphilanthus.’” Tulsa Studies in Women’s Literature 24.1: 35–55.

SAYERS, Jentery (2015). “Kits for Cultural History, or Fluxkits for Scholarly Communication.” Hyperrhiz: New Media Cultures 13. doi: 10.20415/hyp/013.w02

SHAILOR, Barbara A. (1994). The Medieval Book. Toronto: University of Toronto Press.

SMITH, Daniel Starza (2013). “Other Locking Mechanisms: Silk Floss, Ribbons, String, Slits and Holes.” 20 May 2017 https://www.bessofhardwick.org/background.jsp?id=163.

STEWART, Susan (1993). On Longing: Narrative of the Miniature, the Gigantic, the Souvenir, the Collection. Durham: Duke UP.

SUCHMAN, Lucy (1999). “Human/Machine Reconsidered” (draft). Published by the Department of Sociol-ogy, Lancaster University. http://www.lancaster.ac.uk/sociology/soc040ls.html.

TARTE, Segolene M. (2011). “Digital Visual Representations in Papyrology: Implications on the Nature of Digital Artefacts.” Academia.Edu. 1–16.

WOLFE, Heather (2012). “‘Neatly Sealed, with Silk, and Spanish Wax or Otherwise’: The Practice of Letter-Locking with Silk Floss in Early Modern England.” In the Prayse of Writing: Early Modern Manuscript Studies. Eds. S.P. Cerasano and Steven W. May. London: The British Library.

ZIEGLER, Giorgianna (2000). “‘’More than Feminine Boldness’’: The Gift Books of Esther Inglis.’” Women, Writing, and the Reproduction of Culture in Tudor and Stuart Britain. Eds. Mary Elizabeth Burke, Jane Donawerth, Karen Nelson, and Linda L. Dove. New York: Syracuse University Press. 19-37.

##submission.downloads##

Publicado

2018-08-10

Como Citar

Simon, Margaret, e Helen J. Burgess. 2018. «Campos Íntimos: Uma Caixa Para Literatura Eletrónica». Matlit: Materialidades Da Literatura 6 (2):203-16. https://doi.org/10.14195/2182-8830_6-2_14.

Edição

Secção

Mediarama | Mediascape