Gravando a Oralidade: A Vocalização como Efemeridade, Materialização e Sentido
DOI:
https://doi.org/10.14195/2182-8830_6-2_6Palavras-chave:
estudos sonoros, genealogias da literatura eletrónica, novo materialismo, efemeridade, yoikResumo
Neste artigo, pretendo explorar materializações específicas de efemeridade e de sentido através da gravação da expressão vocal. O estudo de caso é fornecido por joik e joiking, uma forma tradicional de canto do povo sami do norte da Escandinávia e da península de Kola. Considerado uma das mais antigas tradições musicais da Europa, o joik não é tanto uma maneira de “cantar sobre” como é uma forma de personificar uma paisagem, uma pessoa ou um animal evocando vocalmente as suas características específicas, unindo deste modo o intérprete e o seu ambiente (tanto em termos daquilo que uma música em particular refere quanto na situação imediata da performance na qual o joiker confia na capacidade do público de decifrar o sentido). Uma análise do joik Renhjorden på Oulavuolie (Renas de Oulavuolie), de Nils Mattias Andersson, mostra a especificidade da vocalização gravada como uma prática de materialização ambivalente de sentido — elusiva, mas tangível o suficiente para permitir que o público apreenda o sentido do lugar.
Downloads
Referências
BEACH, Hugh (1993). A Year in Lapland: Guest of the Reindeer Herders. Washington, D.C.: Smithsonian Institute.
BRADY, Erika (2004). A Spiral Way: How Phonograph Changed Ethnography. Jackson, MS: University of Mississippi Press.
COLEBROOK, Claire (2008). “On Not Becoming Man: The Materialist Politics of Unactualized Potential.” Material Feminisms. Ed. Stacy Alaimo and Susan Hekman. Bloomington & Indianapolis: Indiana University Press. 52-84.
Electronic Literature Organization, Call for Contributions: ELO 2015 Conference – Bergen, Norway, The End(s) of Electronic Literature, http://eliterature.org/2014/09/2676 2 Aug 2017.
GASKI, Harald (1999). “The Secretive Text: Yoik Lyrics as Literature and Tradition.” Nordlit: Tidsskrift i litteratur og kultur 3.1: 3-27. http://septentrio.uit.no/index.php/nordlit/article/view/2142 3 Aug 2017.
GRIGAR, Dene (2008). “The Present [Future] of Electronic Literature.” Transdisciplinary Digital Art: Sound, Vision and the New Screen. Ed. Adams, Randy Adams, Steve Gibson, and Stefan Müller Arisona. New York: Springer Science and Business Media. 127-142.
GRIGAR, Dene (2017). “Rhapsodic Textualities.” Digital Media and Textuality: From Creation to Archiving. Ed. Daniela Côrtes Maduro. Bielefeld: Transcript. 15-21.
HILDER, Thomas R. (2015). Sami Musical Performance and the Politics of Indigeneity in Northern Europe. Lanham, MD: Rowman & Littlefield.
“Joik.” Wikipedia (2017) [last edited June 25]. https://en.wikipedia.org/wiki/Joik 3Aug 2017.
JONES-BAMMAN, Richard Wiren (1993). “As Long As We Continue To Joik, We’ll Remember Who We Are.” Negotiating Identity and the Performance of Culture. Ph.D. Dissertation, Ethnomusicology Department, University of Washington. https://digital.lib.washington.edu/researchworks/handle/1773/11250. 4 Aug 2017.
KAHN, Douglas (2013). Earth Sound Earth Signal: Energies and Earth Magnitude in the Arts. Berkeley, CA: University of California Press.
KATZ, Mark (2004). Capturing the Sound: How Technology Has Changed Music. Berkeley, CA: University of California Press.
LÄNSMAN, Ursula. (1999). “Sami Culture and the Yoik”, FolkWorld 9. http://www.folkworld.de/9/e/sami.html. 2 Aug 2017.
LEHTOLA, Veli-Pekka. (2004). The Sami People: Traditions in Transition. Fairbanks, AK: University of Alaska Press.
MCLUHAN, Marshall (1962). The Gutenberg Galaxy: The Making of Typographic Man. Toronto: University of Toronto Press.
MCLUHAN, Marshall (1964). Understanding Media: The Extensions of Man. New York: McGraw-Hill.
MOISALA, Pirkko (2011). “From Traditional Yoik (Joiku) Transmission towards Formal Education.” Yoik: Aspects of Performing, Collecting, Interpreting. Ed. Dan Lundberg, Gunnar Ternhag. Uppsala: The Center for Swedish Folk Music and Jazz Research.
SOLBAKK, John Trygve (2006). The Sami People. A Handbook. Karasjok: Davvi Girji OS.
SOMBY, Ánde (1995). “Yoik and the Theory of Knowledge.” (archive at WayBack Machine) http://www.uit.no/ssweb/dok/Somby/Ande/95.htm. 2 Aug 2017.
ZAREMBA, Maciej (1999). De rena och de andra: om tvångssteriliseringar, rashygien och arvsynd. Stockholm: Dagens Nyheter.
ZAREMBA-BIELAWSKI, Maciej (2011). Higieniści. Z dziejów eugeniki. Wołowiec: Czarne.
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
MATLIT oferece acesso aberto integral a todos os números. Os autores que publicam nesta revista concordam com os princípios seguintes:
- Os autores mantêm a posse do copyright e concedem à revista o direito de fazer a primeira publicação do seu trabalho nos termos de uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), que permite a terceiros partilharem o trabalho com a condição de atribuição de autoria e de referência à publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem fazer contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada pela revista (por exemplo, publicá-la num repositório institucional ou num livro), com a condição de referirem a publicação inicial nesta revista.
- É permitido aos autores publicarem o seu trabalho em linha (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio sítio web) antes e durante o processo de arbitragem, já que isso proporciona interações produtivas, assim como a possibilidade de citações mais cedo e em maior quantidade do artigo publicado (Ver The Effect of Open Access).
- Uma licença CC em formato legível por máquina encontra-se inserida em todos os artigos publicados pela MATLIT.
MATLIT embraces online publishing and open access to all issues. Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).
- A CC licensing information in a machine-readable format is embedded in all articles published by MATLIT.
- Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
- No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.
Notices:
- You do not have to comply with the license for elements of the material in the public domain or where your use is permitted by an applicable exception or limitation.
- No warranties are given. The license may not give you all of the permissions necessary for your intended use. For example, other rights such as publicity, privacy, or moral rights may limit how you use the material.