Textos Artísticos que Geram Textos Artísticos: Uma Análise Semiótica de Motores Textuais de Rui Torres

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14195/2182-8830_7-1_9

Palavras-chave:

motor textual, análise semiótica, Rui Torres, interfaces computacionais

Resumo

O presente artigo analisa os procedimentos semióticos por meio dos quais as interfaces de três sistemas desenvolvidos pelo artista Rui Torres (Amor de Clarice; Amor de Clarice – v.2; e Fantasia breve, a palavra-espuma – todos disponíveis no Arquivo Digital da Po.Ex: Poesia Experimental Portuguesa) sugerem modos de leitura de seus poemas gerados automaticamente pela recombinação de excertos de Clarice Lispector e Ana Hatherly. Diferente de outros estudos sobre o tema, realiza-se aqui não um close reading dos poemas gerados, e sim da interface dos sistemas, a fim de identificar como estas veiculam metamensagens do artista acerca da proposta estética que nos poemas realiza.

DOI: https://doi.org/10.14195/2182-8830_7-1_9

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Publicado

2019-11-17

Como Citar

Carvalho Pereira, Vinícius. 2019. «Textos Artísticos Que Geram Textos Artísticos: Uma Análise Semiótica De Motores Textuais De Rui Torres». Matlit: Materialidades Da Literatura 7 (1):153-74. https://doi.org/10.14195/2182-8830_7-1_9.

Edição

Secção

Secção Temática | Thematic Section