A Literatura Eletrónica como Construção Paratextual

  • Friedrich W. Block Stiftung Brueckner-Kuehner
Palavras-chave: paratexto, autodescrição sistémica, poesia experimental, institucionalização, sinais poetológicos

Resumo

A discussão que aqui se apresenta tem como objetivo refletir acerca do modo como a literatura eletrónica e os campos a ela filiados ou relacionados se autodescrevem paratextualmente. Argumentarei que a construção social da ‘literatura eletrónica’ é dominada pela sua autodescrição sistémica. A construção paratextual trabalha com a atribuição do nome de género ‘literatura eletrónica’ e descrições discursivas ou reflexões sobre fenómenos da prática artística e foi institucionalizada em grande medida pela Electronic Literature Organization. O argumento é desenvolvido observando práticas paratextuais em narrativas fundadoras, arquivos e coleções relacionadas com a ELO. Esta perspectiva é contextualizada examinando as autodescrições na pré-história da e-lit dentro do programa artístico de experimentação poiética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

A.L.A.M.O. (1984). “PRELUDE.” ALAMO, action poétique 95. 3.

BAILEY, Richard (1973). “Preface.” Computer Poems. Ed. Richard Bailey. Drummond Island, MI: Po-togannissing Press. n.p.

BLOCK, Friedrich W. (2010). “How to Construct the Genre of Digital Poetry. A User Manual.” Beyond the Screen: Transformations of Literary Structures, Interfaces and Genres. Eds. Jörgen Schäfer and Peter Gendolla. Bielefeld: Transcript. 391–402.

BLOCK, Friedrich W. (2000). “Vorwort: p0es1s – international digital poetry.” p0es1s – Internationale digitale Poesie / International Digital Poetry. Ed. F. W. Block. Kassel: Jenior. n.p.

BLOCK, Friedrich W. (2015). p0es1s. Rückblick auf die digitale Poesie. Graz, Klagenfurt: Ritter.

BOLTER, Jay David (1985). “The Idea of Literature in the Electronic Medium.” Computers in the Liberal Arts 39: 23–34.

DESROCHERS, Nadine and Daniel Apollon, eds. (2014). Examining Paratextual Theory and its Applications in Digital Culture. Hershey: Information Science Reference.

EMERSON, Lori (2011). “on ‘e-literature’ as a field.” 9 June 2018. https://loriemerson.net/2011/10/12/on-e-literature-as-a-field/

GARNIER, Pierre (1964). “Position I du Movement International.” Les Lettres 8(32). Quoted from: Garnier, Pierre (1968). Spatialisme et poésie concrète. Paris: Éditions Gallimard.

GENETTE, Gérard (1997). Paratexts. Thresholds of interpretation. Cambridge: Cambridge University Press.

HAYLES, N. Katherine (2007). “Electronic Literature: What is it?.” 9 June 2018. http://eliterature.org/pad/elp.html.

KAC, Eduardo (1996). “Introduction.” Visible Language 30(2): 98–101.

LAIRE, ed. (1989). alire. révue animée d´écrits de source électronique 1.

LUHMANN, Niklas (2000). Art as a Social System. Stanford, CA: Stanford University Press.

LUHMANN, Niklas (1995). Social Systems. Stanford, CA: Stanford University Press.

MELO E CASTRO, Ernesto M. (2014 [1965]). “Experimental Poetry”. PO.EX. Essays from Portugal on Cyberliterature & Intermedia by Pedro Barbosa, Ana Hatherly, and E.M. de Melo e Castro. Eds. Rui Torres and Sandy Baldwin. Morgantown: Center for Literary Computing. 71–76. https://www.po-ex.net/pdfs/meloecastro_ch7.pdf

REICHARDT, Jasia (1968). “Introduction.” Cybernetic Serendipity – the computer and the arts. Ed. Jasia Reichardt. London, New York: Studio International. 5.

RETTBERG, Jill Walker (2012). “Electronic Literature Seen from a Distance. The Beginnings of a Field.” Dichtung Digital 41. 9 June 2018. http://www.dichtung-digital.de/journal/archiv/?postID=278

RETTBERG, Scott (2012). “Developing an Identity for the Field of Electronic Literature. Reflections on the Electronic Literature Organization Archives.” Dichtung Digital 41. 9 June 2018. http://www.dichtung-digital.org/2012/41/rettberg.htm

ROUX, Jean-Luis (1964). “no title.” Jean A. Baudot, La machine à écrire, mise en marche et programmé par Jean A. Baudot. Montréal: Les Éditions du Jour. 83–88.

TABBI, Joseph (n.d.). “Manifesto.” 9 June 2018. http://cellproject.net/manifesto

TORRES, Rui, and Manuel Portela (2013). “Géneros da Poesia Experimental Portuguesa.” 9 June 2018. http://po-ex.net/generos

VAN DIJK, Yra (2014). “The Margins of Bookishness: Paratexts in Digital Literature.” Examining Paratex tual Theory and its Applications in Digital Culture. Eds. Nadine Desrochers and Daniel Apollon. Her-shey: Information Science Reference. 24–45.
Publicado
2018-08-10
Secção
Secção Temática | Thematic Section