Gravando a Oralidade: A Vocalização como Efemeridade, Materialização e Sentido

  • Anna Nacher Institute of Audiovisual Arts, Jagiellonian University
Palavras-chave: estudos sonoros, genealogias da literatura eletrónica, novo materialismo, efemeridade, yoik

Resumo

Neste artigo, pretendo explorar materializações específicas de efemeridade e de sentido através da gravação da expressão vocal. O estudo de caso é fornecido por joik e joiking, uma forma tradicional de canto do povo sami do norte da Escandinávia e da península de Kola. Considerado uma das mais antigas tradições musicais da Europa, o joik não é tanto uma maneira de “cantar sobre” como é uma forma de personificar uma paisagem, uma pessoa ou um animal evocando vocalmente as suas características específicas, unindo deste modo o intérprete e o seu ambiente (tanto em termos daquilo que uma música em particular refere quanto na situação imediata da performance na qual o joiker confia na capacidade do público de decifrar o sentido). Uma análise do joik Renhjorden på Oulavuolie (Renas de Oulavuolie), de Nils Mattias Andersson, mostra a especificidade da vocalização gravada como uma prática de materialização ambivalente de sentido — elusiva, mas tangível o suficiente para permitir que o público apreenda o sentido do lugar.

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Publicado
2018-08-10
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