Chamada de artigos: Visualmente falando: a Forma dos Media (novas datas)

2022-07-18

Coordenadores: Leonel Brites e Clara Almeida Santos

 

Marcados pela aceleração e voracidade do tempo, os últimos 20 anos têm sido palco de profundas mudanças no modo como se comunica a informação. A democratização e a expansão das fronteiras da Internet implicam novos modos de ler, consumir e interpretar informação, abrindo diferentes caminhos e possibilidades. Hoje, por via da inquestionável preponderância dos sistemas digitais, as notícias chegam-nos através de uma multiplicidade de formas – textos, imagens, vídeos, som, gráficos interativos, sistemas 3D, realidade virtual ou realidade aumentada – possibilitando a imersão do público em cada história. Podemos, virtualmente, acompanhar eventos de qualquer parte do globo, a qualquer hora, em tempo real, passo a passo, através dos omnipresentes ecrãs.

 

Simultaneamente, os profissionais dos Media procuram assegurar soluções capazes de dar resposta às exigências e expectativas dos públicos, num desenho cada vez mais complexo e global. Os Media de hoje, caracterizados pela presença de linguagens e competências multi e transdisciplinares, surgem acompanhados por soluções visuais cada vez mais interativas e envolventes, bem como por sistemas gráficos e tipográficos de enorme complexidade. Ao mesmo tempo, os dispositivos de captação e os programas de edição de imagens são mais simples e menos onerosos, ditando também alterações na forma de comunicar a informação.

 

Neste número da revista Mediapolis propõe-se um olhar profundo sobre a dimensão visual dos Media, nos seus múltiplos formatos e suportes. Nesta call aceitar-se-ão propostas que explorem o impacto de novas formas visuais em diferentes dimensões dos Media: desde as narrativas jornalísticas até à arquitetura gráfica de revistas e jornais, dos seus discursos fotográficos, tipográficos e infográficos, até aos desafios causados pela multiplicação de plataformas ou a dimensão omnipresente dos anúncios publicitários, entre outras. Os editores deste volume, Leonel Brites e Clara Almeida Santos, do Centro de Estudos Interdisciplinares – CEIS20/Universidade de Coimbra, convidam à submissão de artigos científicos que possam inscrever-se no tema A Forma dos Media, abordando, nomeadamente, os seguintes tópicos:

 

  • Composição visual de jornais, revistas ou outros órgãos deMedia, em ambientes digitais ou impressos;
  • Dimensão visual dosMedia, com especial enfoque para o papel das imagens (fotografia, ilustração, infografia, galerias multimédia, entre outros), da forma dos textos (design tipográfico, arquitetura gráfica, design de interfaces, entre outros) e das suas estratégias de branding;
  • Estratégias visuais e narrativas mediáticas, em diferentes épocas, contextos e territórios;
  • Consequências da utilização de dispositivos móveis na criação ou consumo de notícias;
  • Competências dos profissionais dosMedia e as mudanças sociais, profissionais e tecnológicas no seio das redações;
  • Literacia visual e mediática, narrativas transmedia ou outras relacionadas com a emergência de novos formatos potenciados por tecnologias digitais, uso de drones, realidade virtual, realidade aumentada ou impressão 3D, entre outros.

 

Os artigos devem ser submetidos até 15 de julho de 2022, para integrar a edição nº 16 da Mediapolis, referente ao primeiro semestre de 2023.

 

Deverão seguir as normas de publicação que podem ser consultadas no seguinte link: https://impactum-journals.uc.pt/mediapolis/about/submissions

 

CALENDÁRIO

NOVO PRAZO DE SUBMISSÃO: 15 de setembro de 2022

PUBLICAÇÃO: primeiro semestre de 2023