Media e género nas eleições brasileiras de 2022
Um estudo sobre a visibilidade e representação mediática das mulheres políticas Brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.14195/2183-6019_17_8Palavras-chave:
Sub-representação das mulheres políticas;, visibilidade mediática das mulheres políticas, media, estereótipos de géneroResumo
Este artigo centra-se na presença e representação das mulheres políticas na imprensa Brasileira. O corpus é constituído por todas as notícias dos jornais Folha de São Paulo e Estadão, no período pré-eleitoral de 2022 no Brasil. A análise empírica desenvolve-se por métodos mistos: o corpus é inicialmente analisado quantitativamente, por intermédio de análise de conteúdo com categorias similares a estudos anteriores, para levantamento comparativo da cobertura de períodos eleitorais. Adicionalmente, como estudo qualitativo, procedemos a uma análise textual e visual das notícias, à semelhança dos estudos de caso do Global Media Monitoring Project (GMMP), com foco nas mulheres candidatas ao pleito, procurando aprofundar a sua representação na imprensa em causa. Procuramos com esta pesquisa ampliar a discussão sobre o ‘Teto de Vidro’ e os media, bem como as barreiras históricas que impedem as mulheres de alcançar e concorrer aos cargos de poder.
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