Figuração das personagens na publicidade de imprensa portuguesa ao televisor no século XX
DOI:
https://doi.org/10.14195/2183-6019_18_4Palavras-chave:
publicidade, significados, anúncios, análiseResumo
Os anúncios de imprensa contam histórias por via de dois sistemas de signos, os verbais e os visuais. Focando a atenção nas personagens, colocamos a seguinte questão: que significados transmitem as personagens, dada a sua relação com o espaço da imagem e com outros elementos visuais do anúncio?
A primeira parte da questão leva-nos para a geografia do anúncio de imprensa, mostrando os resultados que o uso do espaço é estratégico; a segunda parte da pergunta coloca a personagem em relação com outras personagens, com o objeto publicitado ou com o recetor, para ativar transferências de significados.
O corpus de análise foi constituído por 441 anúncios, dos anos 1957 a 2000, de dois jornais diários portugueses.
As personagens foram lidas em categorias e subcategorias, e o conteúdo examinado, através de uma análise exploratória para identificar informação relevante. A grelha de análise foi definida usando procedimentos da análise de conteúdo.
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