A linguagem do jornalismo - A linguagem dos efeitos do agendamento
DOI:
https://doi.org/10.14195/2183-6019_10_1Palavras-chave:
Três níveis de agendamento, agendamento intermedia, compelling arguments, necessidade de orientação, osmose cívica, agendamelding, notícias falsasResumo
A evolução do agendamento ao longo dos últimos 50 anos é um caso de estudo profundo e de larga escala do método científico. Essa história oscilante de explicação teórica e de extensa investigação empírica identificou aspectos importantes da linguagem do jornalismo que possuem um impacto significativo na formação da opinião pública. A teoria do agendamento inclui agora três níveis de efeitos de agendamento, agendamento intermedia e o conceito de "compelling arguments" que identifica aspectos-chave da linguagem do jornalismo. Outros conceitos teóricos, como necessidade de orientação e, mais recentemente, osmose cívica e agendamelding, explicam o processo de agendamento. Todos eles são ferramentas intelectuais para lidar com o problema contemporâneo das notícias falsas.
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