O ensino do jornalismo e as práticas profissionais: Inscrever teorias manifestas com base epistemológica
DOI:
https://doi.org/10.14195/2183-6019_3_5Palavras-chave:
Ensino, jornalismo, profissão, corpo de saberesResumo
O jornalismo requer observação e pesquisa para o identificar. Requer que seja ultrapassada a indefinição sobre o que é (uma arte, uma profissão, uma ocupação) e sobre quem são os jornalistas (um grupo, uma comunidade). Importa também mapear a sua formação, desde os seus primórdios até aos diferentes programas de graduação. Determinar quais as matérias nucleares do ensino do jornalismo e em que medida o conjunto de referenciais de competência pode dar forma a um elenco de saberes necessário ao desempenho profissional. Torna-se necessário entender os mecanismos do jornalismo para o compreender, assim como determinar os quadros teóricos em que o jornalismo opera, as teorias, os métodos e técnicas das ciências sociais mobilizados para representar o mundo. Ações que habilitem o jornalismo com um corpo de saberes e de crítica, que seja reconhecido por quem ensina, por quem aprende, por quem o pratica e pelos públicos a que se destina a informação jornalística.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.