O ensino do jornalismo e as práticas profissionais: Inscrever teorias manifestas com base epistemológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14195/2183-6019_3_5

Palavras-chave:

Ensino, jornalismo, profissão, corpo de saberes

Resumo

O jornalismo requer observação e pesquisa para o identificar. Requer que seja ultrapassada a indefinição sobre o que é (uma arte, uma profissão, uma ocupação) e sobre quem são os jornalistas (um grupo, uma comunidade). Importa também mapear a sua formação, desde os seus primórdios até aos diferentes programas de graduação. Determinar quais as matérias nucleares do ensino do jornalismo e em que medida o conjunto de referenciais de competência pode dar forma a um elenco de saberes necessário ao desempenho profissional. Torna-se necessário entender os mecanismos do jornalismo para o compreender, assim como determinar os quadros teóricos em que o jornalismo opera, as teorias, os métodos e técnicas das ciências sociais mobilizados para representar o mundo. Ações que habilitem o jornalismo com um corpo de saberes e de crítica, que seja reconhecido por quem ensina, por quem aprende, por quem o pratica e pelos públicos a que se destina a informação jornalística.

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Publicado

2018-03-01