Impacto do programa de formação e apoio familiar nas competências parentais e na qualidade de vida infantil percebida em Cabo-Verde

Autores

  • Adriana Correia CinTurs, Universidade do Algarve, Portugal.
  • Cristina Nunes Centro de Investigação em Psicologia (CIP), Universidade Autónoma de Lisboa; Universidade do Algarve, Portugal.
  • Gabriela Marotta Universidade do Algarve, Portugal.
  • Mariana Lopes Universidade do Algarve, Portugal
  • Cátia Martins Centro de Investigação em Psicologia (CIP) e Universidade do Algarve, Faro, Portugal. https://orcid.org/0000-0002-1819-8516
  • Victoria Hidalgo Departamento de Psicología del Desarrollo y de la Educación, Universidad de Sevilla, España.
  • Saúl Neves de Jesus CinTurs, Universidade do Algarve, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.14195/1647-8606_67_2

Palavras-chave:

Competências parentais, Famílias em risco psicossocial, Formação e apoio parental, Parentalidade positiva, Qualidade de Vida Infantil

Resumo

O programa de Formação e Apoio Familiar (FAF) é uma intervenção desenhada com a finalidade de promover a parentalidade positiva e prevenir o maltrato infantil. Este estudo pretende descrever alguns dados preliminares da sua implementação com famílias em risco psicossocial da Ilha da Boavista, Cabo Verde, e analisar se existe ou não uma melhoria nos domínios das competências parentais e da qualidade de vida infantil. O FAF foi dinamizado em 12 sessões grupais, com uma metodologia experiencial e participativa, numa periocidade semanal, durante quatro meses. Participaram 66 pais, maioritariamente mães (85%), com idades entre os 26 e os 56 anos (M = 35.53; DP = 7.27), distribuídos em dois grupos (de intervenção e de controlo). A avaliação foi realizada no pré e pós-teste. O grupo de intervenção melhorou significativamente as suas pontuações após a intervenção na perceção da eficácia, da satisfação parental e na qualidade de vida das crianças, com um tamanho de efeito moderado. O grupo de controlo não apresentou diferenças significativas entre momentos. O FAF é um programa de intervenção para o desenvolvimento da parentalidade positiva, que promove os sentimentos de eficácia parental e a satisfação parental, o que consequentemente se traduz também em melhores resultados para o desenvolvimento e bem-estar infantil nas famílias em risco psicossocial.

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Publicado

2024-06-19

Como Citar

Correia, A., Nunes, C., Marotta, G., Lopes, M., Martins, C., Hidalgo, V., & de Jesus, S. N. (2024). Impacto do programa de formação e apoio familiar nas competências parentais e na qualidade de vida infantil percebida em Cabo-Verde. Psychologica, 67, e067002. https://doi.org/10.14195/1647-8606_67_2

Edição

Secção

Artigos