Fatores de risco psicossocial no trabalho de gestores da educação básica e da educação superior
Um estudo comparativo
DOI:
https://doi.org/10.14195/1647-8606_67_5Palavras-chave:
fatores de risco psicossociais, saúde, gestores, educaçãoResumo
Os profissionais de gestão educacional apresentam riscos psicossociais elevados e a pandemia, aparentemente, agravou esta situação. O objetivo deste estudo foi compreender o grau de risco psicossocial no trabalho dos gestores educacionais, testando se, e como, o nível de atuação (básico e superior) impacta esse risco. Para alcançar este objetivo, foram realizados dois estudos, norteados pelo modelo Ajuste pessoa-ambiente, aplicando uma abordagem de método misto: O Estudo 1, realizado antes da pandemia, descreveu e comparou o risco psicossocial nos dois grupos. O Estudo 2 aprofunda e diferencia a percepção desses fatores de risco para cada grupo de gestores. Os resultados mostraram que, em ambos os grupos, as dimensões percebidas como mais críticas são Controle e o Apoio da Gestão. No Estudo 2, os resultados sugerem que no grupo da educação básica há mais exigências emocionais, contudo, experienciam maior suporte. Entretanto, no grupo da educação superior não se percebe equilíbrio, o risco está nas exigências exorbitantes de competitividade e na excessiva burocratização. Na análise dos relatos, não foi atribuída nenhuma demanda diferente ao período pandêmico, ou seja, essas condições estão associadas às rotinas dos gestores, sugerindo que o risco psicossocial na gestão do ensino superior é latente.
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